A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

INFORMATIVO Nº 132 - SETEMBRO DE 2013


Divulgação nas redondezas da Igreja
 

No dia 24 de agosto, graças à colaboração de muitas pessoas, a Festa da Amizade foi realizada pela Associação dos Jovens da Tenrikyo, e foi um sucesso. Embora realizado em local diferente dos outros anos, estava um clima muito caloroso e a vendas foram muito boas. Muito obrigado.

Ano que vem contamos com a colaboração de todos novamente.

(Michiyo Ishii)


Mundo invisível

No mundo, existe o mundo visível e o invisível. E sempre deixamos o coração ser levado pelo mundo visível.

Mas, o sentimento de felicidade e tristeza que sentimos ao ver a realidade, encontra-se no espírito do mundo invisível.

Mesmo diante de uma forma perfeita, sentir-se feliz depende de cada um.

Embora vivendo no mesmo mundo, a chave para a satisfação com esse mundo, está no coração de cada um que vive neste mundo.

A chave da felicidade ou infelicidade das pessoas não está nas imagens ou formas visíveis do mundo, pois ela está num mundo onde não enxergamos.

“O mundo visível é limitado. Ao adentrar no quarto, não enxergo mais o lado de fora. Entretanto, o mundo invisível é diferente. Fechando os olhos, enxergo a distante terra natal. Enxergo, também, o rosto de amigos que moram longe. Ainda, enxergo o rosto da minha mãe que já não está mais entre nós.”

( Massayoshi Massuda - do livro Hotto)

 

Vamos pensar um pouquinho

PODEMOS RESPIRAR GRAÇAS ÀS ÁRVORES?

Quantos nomes de árvores você conhece?

Ameixeira, cerejeira, ipê, azaléia, camélia... Todas essas árvores, de acordo com as estações, fazem florir belas flores.

Ainda, assim como as macieiras e laranjeiras, há árvores que nos dão deliciosos frutos.

Para que possam dar frutos, as árvores têm que receber bastante luz do sol e as raízes têm que absorver a água e os nutrientes da terra. Para isso, é indispensável a graça do sol e da chuva, que são trabalhos de Deus-Parens.
 
Dessa forma, as árvores nos proporcionam prazer mostrando belas flores e produzindo deliciosos frutos. Mas, na verdade, não é só isso.
Além disso, elas produzem algo que é muito importante: o oxigênio.
O ser humano inspira oxigênio e expira gás carbônico. As folhas das árvores, recebendo os raios do sol, que são trabalhos de Deus-Parens, realizam a fotossíntese, absorvendo o gás carbônico e liberando oxigênio.
É estranho pensar que o oxigênio vem dos vegetais, como as árvores, não é? As árvores que estão ao nosso redor fazem um trabalho muito importante para que nós, seres humanos e animais, possamos viver. Isso também é graças ao trabalho de Deus-Parens, que cuida das árvores concedendo os raios do sol, a chuva e o vento.
Sem pensar em nada, vemos várias árvores no caminho de casa até a escola e vice-versa.
Não existe nenhum desperdício nas coisas que existem na natureza. Todas elas foram criadas por Deus-Parens.
 
Oyassama
35. VESTES VERMELHAS
Oyassama vestiu-se pela primeira vez de vermelho no dia 26 de dezembro de 1874. Nesse dia, manifestou-se de repente:
“Usarei vestes vermelhas.”
Ainda de manhãzinha, Matsue e Kokan foram a Nara para comprar o tecido. Voltaram por volta de meio dia. Justamente nessa ocasião, estavam Naraguiku Nishio (posteriormente Ossame Massui), Massu Massui (posteriormente Suma Murata) e Kaji Nakata, que vieram à Residência para servir. Confeccionaram-nas às pressas com a ajuda delas porque Oyassama havia-lhes dito:
“Vestirei tão logo fiquem prontas.”
Assim, ficaram prontas na tarde desse dia. Logo à noite, ela as experimentou.
Diz-se que Oyassama vestida de vermelho sentou-se no estrado e todas as pessoas presentes no dia receberam o licor de arroz comemorativo.
 
Palavras da época oportuna
“Próximo de Deus”
Dentro de um calor extremo, iniciou-se o Toden Sampai (reverência em Jiba dentro da área demarcatória). O coração naturalmente se tranquiliza ao reverenciar o Kanrodai. É um sentimento único.
Estar próximo de Deus é diminuir a distancia do coração com Jiba.  
(Condutor da Igreja Mor Tsu - Hatsuo Kubo)
 
XXII Festa da amizade