A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

O INÍCIO DO GAGAKU EM NOSSA IGREJA



Num mês bastante significativo para os membros da Igreja, em razão da Grande Cerimônia da Revelação Divina, os fiéis foram agraciados com uma grande novidade! O som do Gagaku ao vivo! 
  
O Gagaku é uma orquestra composta por músicos que executam instrumentos de sopro (Shou, hichiriki e Ryuteki), cordas (Koto, Biwa) e percussão (Gakudaiko, Shouko, San-no-Tsuzumi, Kakko, etc.).

Durante o período Nara (século VIII), essa música orquestrada foi importada para o Japão a partir da China e da Coréia. O povo japonês assimilou essa arte que se tornou a música da corte formal. Gagaku (literalmente significa "música graciosa").

Na Igreja Tsu Hakuryu, com empenho e dedicação, os membros que formaram essa orquestra se determinaram a oferecer a Deus-Parens e Oyassama uma evolução espiritual, no período que antecede os 130 anos da Revelação Divina, com a intenção de corresponder ao desejo do condutor da Igreja Mor, reverendo Hatsuo Kubo. Que na visita doutrinária ocorrida em julho, intensificou o seu desejo de contribuir para que cada vez mais tenhamos membros participantes do Gagaku.
 
Ensaiaram sob supervisão do primeiro condutor, reverendo Masaru Ishii, que além de ensinar, participou tocando animadamente, juntamente com os demais. A composição da orquestra foi formada, além de Masaru, pelos fiéis: Rodrigo Ventura (Shouko), Douglas Alves dos Reis (Gakudaiko), Eduardo Yoshio Ogawa (Hichiriki), Víctor Haruki Ishii (Shou), Ricardo Massayuki Ishii (Ryuteki) e Hugo Yuhta Nakamura (Ryuteki).

Assim, o momento da execução da música foi de grande emoção para todos!