A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Informativo 97 / Outubro de 2010



No mês de outubro do ano 173 da R.D. (Revelação Divina) realizamos a grande Cerimônia da Revelação.


“Eu sou o Deus original, o Deus verdadeiro. Nesta casa há uma predestinação. Desta vez, revelei-me neste mundo para salvar toda a humanidade. Desejo ter Miki como meu Sacrário.”


Essas foram as primeiras palavras que Deus proferiu através de Miki Nakayama. Assustados com essa revelação inesperada, todos os presentes discutiram repetidas vezes sobre esse pedido e resolveram recusá-lo. Porém, Deus não se retirou e depois de muitas tentativas, deixando de lado as circunstancias da família, Zembee aceitou a solicitação divina sob uma firme determinação. Era justamente 26 de outubro de 1838, a data do início da Tenrikyo.


As primeiras palavras de Deus-Parens como está escrita acima, foram proferidas no dia 24 de Outubro de 1838. O trabalho de Deus, foi previsto antes mesmo de acontecer ou melhor dizendo, teve a intenção desde 1 ano antes. No dia 26 de outubro de 1837, o primogênito Shuji, sentiu repentinamente uma dor na perna esquerda. Consultou-se um médico que prontamente fez-lhe todos os tratamentos possíveis, mas a dor não passava.


Aconselhado pelos amigos, resolveu pedir ajuda ao asceta Itibee da Aldeia de Nagataki e milagrosamente a dor cessou. Porém, passado um certo tempo, a dor sobreveio-lhe novamente e, dessa maneira, a dor e o alívio alternaram-se por nove vezes, no período de um ano.


Enfim, no dia 23 de outubro de 1838, além de Shuji sofrer da dor na perna, somaram-se a isso perturbações nos olhos de Zembee e, a dor nas cadeiras de Miki, ficando os três a sofrer simultaneamente. Justamente nesse dia, Itibee estava na redondeza e ao ser chamado, veio imediatamente e, dizendo que devia executar a prece invocatória. Esperou o amanhecer e mandou buscar Soyo, que atuava regularmente como receptora, mas ela não se encontrava em sua casa. Sem outra alternativa, fez Miki segurar os gohei e, em plena oração, ocorreu a revelação.



Episódios da vida de Oyassama n. 51


O tesouro da família


Certo dia de junho ou julho de 1877, quando Ie Murata estava servindo regularmente à Oyassama, esta lhe pediu de repente:


“Ie, costure isto, por favor.”


E entregou-lhe um tecido vermelho já cortado em forma de jinbei.(1). Ie costurou depressa pensando: “Que estranho Deus mandar costurar.” Oyassama vestiu-o assim que ficou pronto.


Justamente ao entardecer desse dia, Kamematsu regressou à Residência por estar sofrendo de dor no braço. Oyassama,ao saber disso, disse:


“Ah é?”


Foi logo deitar-se, mas, pouco depois, sentou-se no leito e falou:


“Se Kamematsu diz que seu braço dói, traga-o aqui.”


Levado a sua presença, ela lhe explicou:


“Não é para usar a todo o momento. É o tesouro da família. Deve orar vestindo-o sempre nos momentos precisos.”


Retirou o quimono vermelho que vestia, e cobriu pessoalmente Kamematsu, e continuou:


“Vista-o e vá logo ao Kanrodai e faça o serviço sagrado do Ashikiharai, tassuke tamae, itiretsu sumasu Kanrodai(2).”



(1) Espécie de colete


(2) Limpai os males, apressamos a salvação que purificará todos igualmente, Kanrodai



Suporte do coração


A descoberta da felicidade


Certa vez, participei de um encontro de deficientes visuais e auditivo. Quando começou a conferência, formaram-se vários pares e começaram a dar as mãos e abraçar.


Pensei comigo,”o que eles estão fazendo?”


Eles estavam se comunicando através do toque. As instituições e hospitais recebem muitas visitas de pessoas que querem ajudar os deficientes visuais e auditivos pois descobriram a felicidade em ser útil para as pessoas.


Imagino que não devemos simplesmente receber a felicidade e sim desenvolvermos no nosso próprio coração.


Puxa, eu consegui movimentar a minha mão de acordo com o meu desejo e consegui escrever um texto.


Como não percebi essa maravilha antes?


Eu também descobri uma felicidade.



Avisos


- Este mês será realizado em Bauru a grande cerimônia de outubro e a Assembléia Geral da Yonomotokai. Terá início às 15:00. A regional do Alto Tietê está escalado no hino VIII. Vamos nos empenhar para que possamos contentar Deus-Parens.


- O coral irá treinar no sábado às 12:00 e a noite iremos apresentar no recanto Tenri.


- A regional do Alto Tiete está encarregado de vender pastéis e pizzas.


- O ônibus para Bauru irá sair da igreja Tsu Hakuryu na sexta-feira às 20h e no sábado às 7h.


- O concurso de teatro da Ass. Infanto Juvenil será realizado no dia 31. O tema do teatro está baseado nos episódios da Vida de Oyassama. Vamos torcer pelos participantes.