A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

segunda-feira, 21 de março de 2016

INFORMATIVO Nº 162 - MARÇO DE 2016

Consagração de Deus-Parens na residência de Douglas Reis


O ano mal começou e já estamos no mês de março, no outono. Que rápido.

Estive lendo Jornal “Tenri Jiho”, e encontrei uma matéria que fiquei muito surpresa.

A senhora Sandra Alvares (46 anos) do México contou que regressou a Jiba pela primeira vez e voltou a enxergar.

Há 14 anos, desde que operou da visão, não enxergava direito. Assim, ao ouvir as preleções para o recebimento sazuke, voltou a enxergar e disse emocionada: “Ainda não estou acreditando no que aconteceu. Jiba é realmente um lugar maravilho.”

Outra matéria era sobre o Sr. Manoju do Nepal. Há 10 anos ele já ouvia dizer que haveria um grande terremoto e, portanto já esperava que fosse acontecer. Assim, após o terremoto, encontrou um senhor que andava com dificuldades. Ao perguntar-lhe o que havia acontecido, ouviu que, após o terremoto, ficou debaixo dos escombros de sua casa, vindo a machucar a perna. Então, ele ministrou-lhe o sazuke e este senhor voltou a andar normalmente. Diante da emoção em ser salvo, esse senhor passou a colaborar com a salvação das pessoas. E neste ano do decenário, regressou a Jiba com mais 20 pessoas e disse: “Passando alegremente as dificuldades da vida, com certeza Oyassama também se alegrará”. Com isso, após o terremoto, refleti que esta seria a melhor chance para alegrar a Oyassama.”

(Michiyo Ishii)
 

VAMOS PENSAR UM POUQUINHO
 

A DOENÇA PODE SER UMA OPORTUNIDADE
 

Dentro da nossa vida diária, jogamos fora muitas coisas. Será que o lixo do quarto não está sempre cheio?

Se for algo que foi usado e não serve mais, acabamos jogando, mas antes de colocar no lixo, vamos olhar mais uma vez e pensar:

- Será que é realmente lixo? Será que não serve para mais nada?

Às vezes, dando um jeito, podemos dar nova vida para o que iria na lata do lixo.

Por exemplo: com o papel das propagandas podemos fazer cestas. Podemos colocar um extensor no lápis que ficou curto e usá-lo até o fim. Ainda, tem-se:

Usar como papel de anotação as folhas brancas que sobram dos cadernos. Fazer sabão com óleo usado. Fazer pano de chão com roupas velhas.

Certa vez, Oyassama fez cordões torcendo as tiras de papel e trançou uma sacola para pôr um garrafão. Era realmente bem feita e resistente. Concedeu a Guissaburo Nakata dizendo:

- Tenha muito zelo com todas as coisas. Utilize-as bem, valorizando-as. Todas as coisas são concedidas por Deus.

Se fossem somente papéis poderiam ser jogados, mas dando um jeito, ganharam nova vida.

Ao pensar antes de jogar: - será que serve para algo? Com certeza haverá muitas possibilidades. Estará dando valor a todas as coisas.

Esta atitude é como dar nova vida a algo que estaria para acabar.

Não é porque ficou velho que não serve para nada ou adquirir uma coisa nova porque ficou cansado da velha. Por isso, devemos tomar cuidado com as coisas e usá-las dando o seu devido valor.

É valorizar tudo que está sendo concedido por Deus-Parens.
 

EPISÓDIOS DA VIDA DE OYASSAMA
 

70. BATENDO TRIGO
 

Na primavera e outono, quando todos estavam atarefados com a colheita de produtos agrícolas da Residência, Oyassama saía e auxiliava freqüentemente, dizendo:

“Eu também ajudarei.”

Quando se batia o trigo, usava-se mangual de duas espécies, um pequeno e outro grande. O maior, conhecido como egati, tinha o bordão com que se bate, quase do mesmo comprimento do cabo. Como era pesado, requeria muita força no seu manuseio. No entanto, Oyassama, apesar da sua avançada idade, usava-o e trabalhava vigorosamente tão bem quanto os jovens.

Foi num certo dia do início de verão de 1879 ou 1880. Takai e Miyamori batiam o trigo, suados, sob o sol muito forte, quando Oyassama saiu da casa com a cabeça coberta de lenço e juntamente com todos bateu o trigo.

Trabalhava com tal vitalidade que não se podia crer que tivesse mais de oitenta anos de idade. Não houve quem não sentisse profunda admiração, vendo-a trabalhar como qualquer jovem.

PALAVRAS DA ÉPOCA OPORTUNA

O Serviço do Kanrodai

Pude reverenciar a cerimonia dos 130 anos do ocultamento físico de Oyassama.

Se caminharmos almejando o Kanrodai, o céu e o espirito ficam radiantes. Até o frio foi agradável.

O Serviço do Kanrodai é a base da vida plena de alegria e felicidade.

(Condutor da Igreja Mor Tsu - Hatsuo Kubo)

Todos empenhados no Hinokishin da Casa de Divulgação Tsu Suzano

Hinokishin na Casa de Divulgação Tsu Suzano