A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

terça-feira, 1 de março de 2016

INFORMATIVO Nº 161 - FEVEREIRO DE 2016



130 Anos de Ocultamento Físico de Oyassama - 26/01/2016


Boa tarde, tudo bem com os senhores? O tempo tem passado muito rápido.

Já fomos e voltamos de Jiba. Do dia 25 ao 27, estava muito frio, mas, relembrando e comparando com as dificuldades passadas por Oyassama, foram dias muito gratificantes. Em Jiba, tivemos a oportunidade de cantar os hinos sagrados com muita animação.

O casal Tanaka, no dia 25, visitou o museu “sankokan” e o recinto de reverência juntamente com a Sra. Nishida. Disseram que ficaram surpresos com as coisas que viram e disseram que gostariam de fazer uma nova visita com mais calma em outra oportunidade.

Após a cerimônia do decenário, no dia 27, fomos à igreja Inmutsu confeccionar o “missu” (cortina de bambu). Todo o trabalho foi realizado pelo primeiro condutor e pelo condutor atual, com o meu auxílio e do Sr. Mitsuo. Conseguimos terminar em 3 dias e meio, e a cortina ficou muito bonita. Com a colocação de um “fussa” novo, o recinto de reverência ficou muito bonito e o condutor da igreja e sua esposa ficaram muito contentes.

Desta vez, o regresso a Jiba foi muito corrido e mal tivemos tempo para fazer compras, mas percebi que o condutor da igreja Inmutsu e sua esposa ficaram muito satisfeitos.

Da nossa igreja, tivemos 7 pessoas que regressaram a Jiba no mês de janeiro (condutor, condutor anterior, Michiyo, casal Nishida e o casal Tanaka).

Agradeço ao primeiro condutor e ao condutor atual pela dedicação e a todos que cuidaram da igreja durante a nossa ausência. Muito obrigado.

(Michiyo Ishii)

 
VAMOS PENSAR UM POUQUINHO

 
A DOENÇA PODE SER UMA OPORTUNIDADE
 
Quando brincamos muito ou praticamos algum esporte, a garganta fica seca e sentimos um grande alívio ao bebermos água.

É simplesmente água, mas sentimos um sabor agradável.

Isso somente é possível porque estamos com saúde. Oyassama ensinou:

- Neste mundo há pessoas que estão sofrendo apesar de ter alimentos acumulados aos montes à cabeceira, porque não conseguem comer mesmo que queiram, nem passar a água pela garganta. Se pensarmos
nisso, estamos muito bem, pois, quando bebemos água, sentimos o gosto da água. Deus-Parens tem-nos abençoado com a sua excelente graça.

Quando não sentimos nenhuma dificuldade, vamos naturalmente para escola, praticamos esporte e comemos o nosso lanche.

Entretanto, quando ficamos doentes, a situação muda.

Sentimos mal estar e às vezes, nem conseguimos ficar de pé. Sentimos tontura ao andar. Temos dor de cabeça e não conseguimos pensar em nada. Perdemos a fome e não sentimos qualquer alegria mesmo diante do nosso prato preferido.

Assim, percebemos muitas coisas quando ficamos doentes. Sentimos o quanto a saúde é gratificante.

Sentimos que o que era algo natural até aquele momento, não era bem assim.

Graças ao trabalho de Deus-Parens é que podemos passar os dias com saúde.

Se pensarmos desse modo, ao passarmos dificuldades por causa da doença, isso serve de oportunidade para não esquecermos a gratidão da saúde que parece ser algo tão natural.

Por estarmos com saúde é que devemos agradecer e passarmos os dias com alegria e gratidão.

 
EPISÓDIOS DA VIDA DE OYASSAMA

 
69. DESEJO-O MAIS AINDA

É um fato ocorrido em 1879 ou 1880, época em que Yossaburo Miyamori foi atraído à Residência. Oyassama dirigiu-lhe estas palavras:

“Necessito de pessoa pura de espírito, excedente na família.”

Disse isso por que Yossaburo como terceiro filho entre nove irmãos, não causava qualquer inconveniência estivesse ou não em casa, de modo que era um excedente para a família. Pura de espírito parece referir-se ao seu caráter brando e honesto, sem ambição especial, capaz de aceitar qualquer circunstância com satisfação sincera.

Ainda, por volta de 1881, quando Tamezo Yamazawa estava perto de Oyassama, ela lhe falou:

“Tamezo, você é o irmão mais jovem, não é mesmo? Deus diz: ‘Se é irmão mais jovem, desejo-o mais ainda’.”


PALAVRAS DA ÉPOCA OPORTUNA
Caminhar
Uma igreja recebeu a graça de um novo endereço. Recebendo um elo neste novo local, é dado um novo passo. Os esforços de longos anos é que fizeram florescer esta verdade.

Caminhar significa dar cada passo em direção a Oyassama.

(Condutor da Igreja Mor Tsu - Hatsuo Kubo)

 
 
Muitos Participantes do Tsu Hakuryu no Tsudoi 2016

Casa de Divulgação Tsu Suzano

Crianças também participando da divulgação