A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

terça-feira, 11 de março de 2014

INFORMATIVO Nº 138 - MARÇO 2014


Caravana de Missionamento da Associação dos Moços—MS

Pessoal, vocês sabem quem foi o primeiro Primaz do Dendotyo? A sua esposa se chamava Chiyo Otake. Todos a chamavam de Brasil no Okaasan (mãe do Brasil). Vou dividir em alguns informativos a história dessa pessoa.                                                                         (Michiyo Ishii)

 

 

Brasil no Okaasan - Chiyo Otake

Havia uma pessoa, que tinha o desejo profundo de divulgar o nome do Deus: Tenri-Ô-no-Mikoto, num local, 23 vezes maior que o Japão chamado Brasil. Essa pessoa era o condutor da igreja Mor Nankai, Sr. Yamada Seijiro, da província de Wakayama, cidade de Shingu. Yamada sentia os sons das ondas do oceano pacífico, e em janeiro de 1927, apresentou a “Carta dos propósitos do missionamento no exterior” aos seguidores da fé e anunciou o grande projeto de imigração dos missionários ao exterior. Entretanto, para os que sabiam da situação ruim do Brasil naquela época, era muito difícil aceitar, e Yamada esforçava-se solitariamente no projeto, mas, em seu coração, já tinha o nome de um jovem. Esse jovem já havia feito o missionamento na Coréia e encontrava-se trabalhando para pagar seus estudos em Tokyo. Essa pessoa era Chujiro Otake. Na época, era determinado pela Companhia Imperial de Colonização que, somente poderia imigrar ao exterior famílias compostas de no mínimo 3 pessoas, e para o jovem Chujiro de 23 anos, lhe faltava esse requisito. Mas, para Yamada, que desde criança acompanhou o crescimento de Chujiro, insistia nele, e então, para que fosse habilitado, resolveu arranjar uma esposa e um filho para ele. Assim, como esposa do Chujiro foi escolhida a Chiyo Nishi de 22 anos e Shichiro Minami  de 14 anos como filho. Os pais de ambos admiravam a dedicação na fé de Yamada, e era a primeira vez que os três Chujiro de Nishimukai, Chiyo de Kushimoto e Shichiro de Shusanmi, se encontravam.

A formação dessa família de forma inesperada ou forçada, não era aceita pelos irmãos de Chiyo, embora fosse um pedido de Yamada. Mas, dento do coração de Chiyo, começaram a surgir, pouco a pouco, lembranças do passado. Quando criança foi diagnosticada com problemas no pulmão e ficou adoecida e fraca. A mãe de Chiyo, Tsuneyo, sentida com a situação da filha e por acreditar que sua vida seria curta, pegou o vestido de noiva de fios dourados que guardara por longos anos e levou para Oyasato em Tenri, e curvou-se até o chão no altar de Deus. Depois que solicitou a Deus que prolongasse pelo menos um pouco o tempo de vida da Chiyo, Tsuneyo e Chiyo decidiram ir ao túmulo de Oyassama e quando caminhavam, na frente delas, um pássaro que voava caiu, e do seu lindo bico soltou sangue e morreu. A Chiyo, olhando aquilo pensou: “Eu também vou ficar desse jeito”.
 
Vamos pensar um pouquinho 
 
GRAÇAS AO TUFÃO POR QUÊ?
 
 
Do final do verão até o outono os tufões se aproximam do Japão. Alguém sabe como nascem os tufões?
Blocos de nuvens formados nos mares quentes do sul pegam as correntes de ar ascendentes, giram em redemoinho e, ficando cada vez maiores, tornam-se tufões.
Eles geram ventos fortes que arrancam os guarda-chuvas das mãos e chegam a derrubar árvores, envergando-as. Também provocam grandes tempestades de chuva, não é?
Apesar de provocar grandes tragédias e danos devido ao vento forte e à chuva intensa, parece que os tufões não são responsáveis apenas por notícias ruins.
Na verdade, existem alguns aspectos em que estamos sendo salvos pelos tufões.
Eles transportam o calor acumulado perto da linha do Equador para as regiões norte, onde esse calor é escasso. Ainda, fazem chover intensamente em áreas onde normalmente não chove, resolvendo problemas de falta de água.
Pensando dessa forma, apesar de ser importante tomar cuidados para que não haja tragédias devido à chuva e ao vento, por outro lado, os tufões estão, de uma certa forma, dando suporte à vida do ser humano e de todos os seres vivos do planeta.
Não existe nenhum desperdício nos trabalhos de Deus-Parens, não é? Por isso, não podemos nos queixar do clima.
Tanto um dia de sol como um dia de chuva são trabalhos de Deus-Parens.
 
Oyassama 
 
41. EMPENHANDO TODAS AS GERAÇÕES
 
Certa vez, Oyassama foi à casa de Guissaburo Nakata da Vila de Toyoda e andou ao redor dela, dizendo:
“Pise firmemente, pise firmemente. Pise firmemente empenhando todas as gerações.”
Em seguida, disse ao Nakata:
“Deus entrou nesta residência e firmou a terra. Quão pobre fique, não deverá desfazê-la. A fé deverá ser continuada, empenhando todas as gerações.”
Posteriormente, na geração de Kitizo, neto de Guissaburo, foi proposto trocar uma parte do terreno a pedido da vila. Quando as negociações estavam adiantadas, repentinamente, começaram a aparecer furúnculo facial no Kitizo, ficando todo inflamado. Os familiares, assustados, reuniram-se e refletiram sobre muitas coisas, quando as pessoas idosas contaram que o terreno havia sido firmado por Oyassama.
Imediatamente, pediram perdão a Deus-Parens e rejeitaram a proposta da vila. Então, ele foi salvo da moléstia por completo.
 
Nota: As pessoas idosas eram a esposa do filho mais velho de Guissaburo, Shiho Nakata, e a irmã mais jovem desta, Katsu Uejima. 
 
Palavras da época oportuna 
 
O espírito do Yoboku
No dia anterior a Grande Cerimônia de Janeiro, foi realizado o treino do Serviço Sagrado. É um treino para que Deus-Parens possa aceitar o nosso coração na Cerimônia. Se os corações se unem, tudo fica harmonioso.
O espírito do Yoboku quer dizer, o coração sincero que se dirige a Deus-Parens. (Condutor da Igreja Mor Tsu - Hatsuo Kubo)
 
Caravana de Missionamento dos Veteranos a
Porto Alegre