A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

quarta-feira, 17 de abril de 2013

INFORMATIVO Nº127 - ABRIL DE 2013



Treino de Koteki
“Não é necessário dizer que, para que haja a salvação de todos e a construção de um mundo de vida plena de alegria e felicidade, é imprescindível a transmissão dos ensinamentos às pessoas que ainda não conhecem o caminho, além da transmissão vertical, de pai para filho. Não somente para os que cursam o curso de sucessores, mas todos os yobokus devem ter consciência em criar seus filhos como verdadeiros yobokus, passando o ensinamento de pai para filho e de filho para neto.

Seria ideal que, ao transmitir de geração em geração a essência do ensinamento, este se torne cada vez mais profundo. Para isso, é importante que aquele que se põe a frente sirva de exemplo, transmitindo e conduzindo firmemente as pessoas passando o dia-a-dia como um seguidor do caminho. Há coisas que não são compreendidas somente através da fala ou escrita. Portanto, gostaria que transmitissem através do comportamento e da prática.” (palavras do Shimbashira sama na Grande Cerimônia de janeiro deste ano)

(Texto extraído por Michiyo Ishii)
 

Vamos refletir!

As folhas que colorem o outono

As folhas avermelhadas representam a paisagem do outono no Japão. Muitos já devem ter visto as folhas avermelhadas ou amareladas das árvores durante o outono.

Mas, por que as folhas mudam de cor?

Ao receber a luz do sol, a folha verde entra em processo de fotossíntese. E com a água e o dióxido de carbono do processo de fotossíntese, obtém-se o amido e carboidratos.

Entretanto, quando o inverno se aproxima, para se proteger do frio que está por vir, a árvore se prepara para derrubar as folhas. No início dessa preparação, Nas folhas começam a aparecer pigmentos amarelos e vermelhos, mudando pouco a pouco de cor, transformando-as em lindas folhas avermelhadas.
As folhas amarelas e vermelhas do outono colorem a paisagem das montanhas. Talvez, Deus-Parens querendo nos agradar deve ter pensado, “vou mudar essas cores”.
Acabando o período das folhas avermelhadas, ao redor das árvores ficam cheias de folhas caídas. Pode parecer que essas folhas não tem mais nenhuma utilidade, mas elas têm uma grande importância.
As folhas caídas servem de alimento para as larvas do besouro e minhocas e decompõem-se com o trabalho das bactérias e mofos. As folhas decompostas tornam-se nutrientes do solo que são absorvidos por outros vegetais para o seu crescimento, criando forças para brotar novamente na primavera.
Ainda, ao chover, a água da chuva que absorve os nutrientes das folhas penetra no solo, e posteriormente torna-se água de nascente correndo os rios chegando ao mar. Os nutrientes destas folhas nutrem os seres vivos existentes no mar.
Na beleza da paisagem das folhas avermelhadas, também existe um maravilhoso trabalho do fogo, água e vento.
 
Oyassama
 
30. UM GRÃO MULTIPLICADO EM MILHÕES
 
Certa vez, Oyassama, pegando uma semente de arroz e dirigindo-se a Izo Iburi, disse:
“Assim é o ser humano. Se semear um grão de semente da verdade, ao passar um ano, se transformará em duzentos a trezentos grãos. No segundo ano, em várias dezenas de milhares. É a isto que se diz: ‘um grão multiplicado em milhões’. No terceiro ano, o seu número será tal que poderá ser semeado por toda Região de Yamato(1).”
(1) Atual Província de Nara.