A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

INFORMATIVO Nº 112 - JANEIRO DE 2012


Feliz Ano Novo à todos !

No ano passado, graças ao espírito sincero e a colaboração de todos, foi possível realizar magnificamente a comemoração dos 60 anos de fundação do Dendotyo. Meus sinceros agradecimentos.

Também, como cumprimento de ano novo, recebemos do Shimbashira-sama, as seguintes palavras:

“Agradeço à todos a dedicação única ao caminho da salvação durante todo o ano em que se passou.
Atualmente, a vida em sociedade está cada vez mais complicada, mesmo assim, neste novo ano, pretendo, com o sentimento de dedicação única a Deus, caminhar a vida modelo de Oyassama, conforme trilhado pelos nossos antepassados, pondo em prática a salvação da humanidade.
Nós deste caminho, devemos a todo momento continuar estudando o ensinamento, não se esquecendo da prática do hinokishin, e, estender nossas mãos para as pessoas com problemas, caminhando juntos rumo a vida plena de alegria e felicidade.
Vamos, então, determinar o espírito nesse sentido, e dedicar diariamente com intuito de corresponder à intenção de Deus Parens”.

Diante dessas palavras, vamos, também, neste novo ano, nos esforçar para tornarmos verdadeiros yobokus.


SUPORTE DO CORAÇÃO

O Verdadeiro Amor Parental

Uma pessoa que vinha sendo insultado por pessoas a sua volta sendo chamado de “tolo”, etc., foi conversar com a Oyassama, que então lhe disse:

“Ser “tolo”, é o que Deus deseja de nós. Se alguém urinar em você, pense que é uma chuva morna. Se alguém bater em sua cabeça, pergunte a ele se não machucou a mão, e faça-lhe um curativo.”

Ouvindo isso, essa pessoa compreendeu profundamente os dizeres da Oyassama, e depois disso, passou a ser admirado por milhares de pessoas. O sentimento de alegria, mesmo em razão de alguém ter urinado ou batido em nossas cabeças, é exatamente o mesmo sentimento de uma mãe cuidando de seu filho recém nascido. Isso é o que chamamos de “mãe boba”. Se conseguirmos ter este sentimento com todas as pessoas a nossa volta, é o ideal.


VIDA DE OYASSAMA

14. Tintura de Tecido
Certa vez, Oyassama disse:

“Faça tintura de tecido, amanhã de manhã.”
Kokan começou logo a preparar. Justo na mesma noite, Tyushiti Yamanaka soube também do fato pela “consulta do leque(1)”, em Mamekoshi, de modo que a esposa Sono lhe preparou o barro(2) e o tecido. Ele se levantou de madrugada, regressou à Residência levando nas costas aqueles materiais e contou o fato a Oyassama que disse contente:
“É mesmo? Que fato extraordinário! Justamente, ontem à noite, havia falado a Kokan sobre isso.”
Isso ocorria freqüentemente.
Quanto à tintura de tecido, era feita com a água do poço que ficava ao nordeste do local que mais tarde foi identificado como Jiba do Pedestal do Néctar (Kanrodai).
Tirava-se a água do poço quando Oyassama ordenava:
“Deixem tirada a água do poço.”
Untando o tecido com o barro, banhava-o nessa água e secava-o e repetia esse processo por duas ou três vezes. Enquanto isso, o tecido tingia-se na bela cor de bétele(3). A água do poço tinha alto teor de ferro.


(1) Sazuke do Leque, consistia em consultar a intenção de Deus pelo movimento do leque.

(2) Havia muitos poços minerais com alto teor de ferro na Região de Yamato, porém, suas águas não tingiam tão perfeitamente como a do poço da Residência. Em agosto de 1865, quando Oyassama foi hóspede da família Yamanaka, percebeu que havia no córrego ao leste daquela casa um ótimo barro para tintura e desejou-o. Desde então, levaram-no freqüentemente à Residência. Dizem ser barro formado das folhas de bambu, acumuladas nos alagados, onde vicejavam em grande quantidade.

(3) Cor de bétele. Bétele é uma espécie de coqueiro, encontrada em algumas regiões tropicais, como: Índia, Malásia, etc. O fruto é do tamanho de um ovo de galinha e de cor vermelha escura quando amadurecido. É muito apreciado nessas regiões como artigo de mascar, mas no Japão, era secado e fazia-se uma tintura de cor negra, conhecida como cor de bétele.