A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

segunda-feira, 13 de junho de 2011

INFORMATIVO 104 - MAIO DE 2011



Agradeço à todos que fizeram as doações para as vítimas do terremoto no nordeste e a região central do Japão. Graças a todos, arrecadamos 2.090 reais e 10.000 ienes. O total arrecadado pelo Dendotyo foi uma soma que chegou a ultrapassar 80 mil reais, o Tyotyossama no dia 13 de abril, regressou à Jiba e levou a nossa doação. Agradeço de coração a sinceridade de todos. O Japão ainda não voltou ao seu estado normal mas é admirável como todos estão se esforçando mesmo nas dificuldades.


A equipe de Koteki de Mogi recebeu o prêmio OURO no concurso promovido pelo Dendotyo!
Parebéns a todos.

O 213° aniversário de Oyassama foi comemorado no dia 17 de abril. Neste dia foi feita a oferenda de um bolo e o condutor leu a dedicatória a Oyassama. Logo depois a música dedicada à Oyassama foi cantada em altas vozes. No salão houve uma confraternização com todos.

No dia 18 foi um dia muito quente, mesmo assim das 11:00 às 13:00 distribuímos 200 sacos de bala para as pessoas que passavam em comemoração ao aniversário de Oyassama.
(Texto de Michiyo Ishii)


Episódios da vida de Oyassama 197

MÃOS QUE TRABALHAM

Oyassama sempre dizia:

“Se o mundo inteiro ajudar-se mutuamente, não haverá preocupação nem perigo no futuro. Existem casas sem mão-de-obra para os trabalhos embora tenham muitos serviços. Há também casas com muitas mãos, porém, sem um serviço a fazer.

Quando forem empregados, não pensem que as coisas sejam do patrão; trabalhem pensando ser uma coisa sua, indiferente de estar sendo observado ou não. Por exemplo, no outono, se pensarem que hoje o tempo está carregado, devem recolher as esteiras de palha e as demais coisas.

Por trabalhar bem, mesmo sendo observado ou não e deixar auxiliado o patrão é que ao chegar o outono, ele desejará dar um quimono ou fazer-lhe algum favor. Assim, ambos ficarão satisfeitos. Embora faça o mesmo serviço, por trabalhar sempre bem, pensando ser uma coisa própria, é que poderá se manter no emprego. Nunca lhe faltará trabalho.

Mesmo os que vivem nesta Residência, se preocupam em fazer isto e mais aquilo, de dia ou de noite, por pensar que o serviço é seu. Fazendo como se fosse seu, tudo será seu. Por fazer pensando que aqui é a sua casa e que o serviço é seu, a casa será sua. Se agir com negligência será impossível permanecer como se fosse sua casa.

Nesta Residência, precisa-se muitas mãos que trabalhem. De mãos que não trabalhem, não é necessário uma sequer.”

Numa outra vez, explicou através de um trocadilho:

“Quanto ao trabalhar, diz-se trabalhar (hataraku), porque aliviam (raku ni suru) as pessoas próximas (hata-hata)”.


Suporte do Coração

Existe a seguinte indicação divina.

“O caminho estreito é fácil de trilhar, o amplo caminho é difícil de trilhar”

Esta indicação, ao entender dos homens, talvez seja uma indicação de difícil interpretação.

O caminho estreito, certamente não é o mais conveniente e muito menos feliz para os seres humanos por ser um caminho apertado, difícil de fazer a curva, com subidas e descidas bastante íngremes.

Por outro lado, entendemos o amplo caminho como um caminho largo e espaçoso, e por ser bem aberto, pode ser bastante plano e também com subidas leves.

O caminho estreito com certeza é cheia de problemas circunstanciais, de saúde, um caminho cheio de nós, mas também cheia de épocas oportunas e também de deveres de Deus.

O caminho amplo significa um caminho sem nenhum problema circunstancial, e nem problemas de saúde, e conseqüentemente também não há a época oportuna, nem funções para com Deus.