A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

quarta-feira, 30 de março de 2011

INFORMATIVO 102 / MARÇO 2011


No dia 26 de janeiro, o Shimbashira em sua palestra na Grande Cerimônia, nos orientou:

“Não consigo deixar de pensar na magnitude da responsabilidade do yoboku, que é de expandir o mundo da vida plena de alegria e felicidade e de aumentar o círculo de salvação mútua ao seu redor, transmitindo amplamente às pessoas, a começar pelos familiares e pessoas próximas, que estamos unidos pelo fato de sermos, todos do mundo, igualmente irmãos.”

Todos nós, seguidores deste Caminho, devemos nos conscientizar de que Deus-Parens, que criou o mundo e os seres humanos, é o Parens de toda a humanidade e todas as pessoas do mundo são irmãos. O mais importante é caminhar, dia a dia, salvando uns aos outros e visando a vida plena de alegria.

A cerimônia comemorativa dos 60 anos de fundação do Dendotyo já está se aproximando. Gostaria de contar com a colaboração e o empenho de todos os senhores para que possamos celebrar essa cerimônia alegremente, com a união espiritual de todas as pessoas do Caminho no Brasil. O representante de cada regional estará entrando em contato para a reserva de ônibus. Gostaria da participação do maior número de pessoas para esse evento.

A Associação Feminina estabeleceu como meta para a maturação espiritual:

“Sejamos a base da Vida Plena de Alegria, seguindo a vida modelo.”

E como plano de ação concreta:

“Buscando as nossas origens, sejamos a base da família e da igreja.”

1. Realizando o Serviço Sagrado com toda dedicação;

2. Empenhando-nos na divulgação e salvação.

Mesmo seguindo o caminho, o ambiente familiar pode mudar de acordo com o uso espiritual da mulher.

Agora é o momento muito importante para despertar a fé das pessoas que ainda não estão no caminho e principalmente os jovens.

A mulher tem um importante papel de transmitir aos filhos, com franqueza o início da fé neste caminho e construir uma família que possa alegrar a nossa mãe Oyassama.

O Shimbashira nos ensinou que graças a nossa maturação espiritual, estamos aqui hoje. Nós precisamos acumular merecimentos e pra isso é necessário praticar os ensinamentos.

(Texto de Michiyo Ishii)


Episódios da vida de Oyassama 174

AFROUXAR A FORÇA...


Foi um fato ocorrido num dia em que Hidenobu Nakano, ex-samurai do Feudo de Koizumi, em Yamato, muito conhecido por ser exímio em jiu-jitsu e kendo, regressou a Jiba e encontrou-se com Oyassama, que lhe disse:

“Nakano, você é conhecido como um homem forte. Então, experimente livrar-se das minhas mãos.”

E segurou ambos os pulsos dele, que tentou desvencilhar-se, como lhe fora ordenado. No início, Nakano puxou as mãos com muita cautela e foi impondo força progressivamente. Porém, não conseguiu livrar-se. De modo que, mais sério, concentrou toda a força em ambas as mãos, puxou-as para desvencilhar-se com grito peculiar de jiu-jitsu: “Iah!” No entanto, apesar da idade avançada, Oyassama continuou imóvel e calma.

Nakano, que se orgulhava de sua força, com o rosto inteiramente ruborizado, procurou livrar-se por várias vezes com toda a sua força. Porém, nada adiantou e ela apenas permanecia sorrindo como antes.

Além disso, o que lhe assustou mais foi o fato de que, à proporção que puxava impondo maior força, sentia os pulsos cada vez mais apertados e, afinal, começou a sentir tamanha dor que lhe pareceu estarem prestes a romper-se. Enfim, não pôde suportar mais e rendeu-se: “Perdão. Peço que me liberte.” Então, Oyassama foi soltando lentamente, enquanto lhe dizia:

“Não é preciso pedir perdão. Se afrouxar a força de sua parte, Deus também afrouxará. Se impuser força de sua parte, Deus também imporá. Este não é um fato apenas deste momento.”