A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

domingo, 3 de janeiro de 2010

Informativo 86/ novembro de 2009




Os membros da Banda Koteki fazendo Hinokishin


Hoje gostaria de transcrever um pouco da palestra do reverendo Iburi sobre a “evolução espiritual”, que foi explanada em outubro na grande cerimônia mensal de outubro no Dendotyo,
Será que os senhores conhecem a igreja da Tenrikyo que existe no Congo, na África? O primeiro condutor foi o reverendo Alfonso Nosonga. Atualmente, já está no quarto condutor que se chama Pierre Bazebibaka.
Tive a oportunidade de reverenciar a Cerimônia de Posse desse condutor. Já reverenciei muitas igrejas e presenciei muitas situações do Serviço Sagrado. Porém, a que mais ficou guardada em meu coração, foi o Serviço realizado na Igreja Congo Brazzaville. Fiquei emocionado com o Serviço Sagrado realizado no Brasil e também na Coréia. Na Coréia, foi possível fazer a tradução, de modo que o Serviço Sagrado é feito em coreano. No Brasil, parece que a língua portuguesa é mais difícil e deve demorar algum tempo para isso acontecer. É lógico que o Serviço Sagrado realizado nas igrejas do Japão também me deixa emocionado.

Entretanto, a do Congo foi algo especial. O que me emocionou foram as pessoas que realizaram o Serviço. Havia somente algumas pessoas que tinham ido de Jiba. A maioria era formada pelos fiéis africanos. A língua que eles falam é o idioma rally e o francês. Porém, o Serviço não é realizado nem em rally e nem em francês. Como aqui no Brasil, é realizado em japonês.
Ao fechar os olhos e ouvir os hinos, parecia estar em alguma igreja no Japão, pois tudo estava em harmonia e tocava o fundo do meu coração. Ao abrir os olhos percebia que estava na África. Sendo africanos, diferente dos japoneses, eles são bem mais altos e fazem movimentos mais soltos. Possuem um maior senso musical.
Senti que estava realmente na África. Não havia ninguém que estava olhando os livros dos instrumentos e todos cantavam em voz alta, em harmonia. Creio que a maioria das pessoas que faziam a reverência, tinham pouco conhecimento da doutrina. Não é como no Brasil que existe o Curso de Doutrina ou o Seminário de Formação Espiritual.
Durante quase meio ano, após a confirmação da data da cerimônia, quase todas as noites fizeram o treino do Serviço Sagrado para poderem corresponder a Deus-Parens.
Carregavam a todos os lugares, o livro de Hinos Sagrados, Mikagura-uta para treinarem, seja no taxi, seja na cidade, até mesmo durante a lavoura, cantavam os hinos. Foi assim que no dia da cerimônia, todos realizaram um maravilhoso Serviço. Estava contida a sinceridade na execução do Serviço.
Através da manifestação formal da realização do Serviço é que as pessoas do Congo foram se aproximando da intenção de Deus-Parens.
Depois da cerimônia, o Departamento de Missões Exteriores, enviou professores para fazer um curso parecido com o Curso de Doutrina. As pessoas do Congo passaram a compreender gradualmente o ensinamento. Ao desenvolver a parte formal, foi sendo desenvolvida também a evolução espiritual.
(escrito por Michiyo Ishii)

144. A RAZÃO QUE ALCANÇA O CÉU

Do dia 24 de março a 5 de abril de 1884, Oyassama passou por um sacrifício no Presídio de Nara e, nessa ocasião, Tyussaburo Koda também foi detido por 10 dias. Nesse período, o carcereiro ordenou a Koda que limpasse a privada. Terminada a limpeza, voltou junto a Oyassama, que lhe perguntou:
“Koda, como se sentiu ao ser trazido a um lugar como este e obrigado a limpar uma privada suja?”
“Que me obriguem a fazer o que for, se pensar que estou servindo a Deus é realmente excelente”, — respondeu Koda. Então, ela explicou:
“Isso mesmo. Quão penoso e desagradável seja o trabalho, se fizer julgando-o excelente, esta razão alcan-çará o céu. A razão aceita por Deus será transformada excelentemente em virtude.
No entanto, mesmo que faça trabalhos difíceis e cansativos, se fizer queixando-se: ‘ah! que penoso!’, ‘ah! que desagradável!’, a razão da insatisfação alcançará o céu.”

Suporte do Coração - Plantio das sementes

Se plantarmos a semente da felicidade, brotará a felicidade.
Se plantarmos a semente da insatisfação, brotará a semente da insatisfação.
A semente é o “Seu uso espiritual”
Aquela pessoa não faz nada e .....
Aquela pessoa faz aquilo e ....
E mesmo assim está bem....
Não devemos ter insatisfação e nem duvidar de Deus vendo a aparência dos outros.
As sementes são sinceras. Estas pessoas certamente plantaram as sementes da ajuda e salvação. Mas mesmo fazendo a colheita agora, se esquecerem de fazer o plantio, o futuro destas pessoas será preocupante.
Portanto, ao invés de ficarmos indecisos vendo a aparência dos outros, vamos plantar a semente da felicidade!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário