A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

sexta-feira, 14 de novembro de 2025

INFORMATIVO Nº 272 - NOVEMBRO DE 2025

 

Visita do Daikyokaityo a Igreja Tsu Hakuryu

Palestra da Cerimônia Mensal de novembro da Igreja Tsu Hakuryu 


Bom dia a todos. 

Expresso o meu agradecimento a todos por estarem passando o dia a dia com o coração transbordante de alegria e vivendo conforme o desejo de Oyassama. E também agradeço de coração pelos esforços que cada um tem feito para elevar os seus espíritos e pelos sinceros serviços dedicados às atividades de Deus, neste último ano do período de dedicação rumo a celebração dos 140 anos de ocultamento físico de Oyassama. 

Acabamos de realizar todos juntos, com alegria e entusiasmo, o Serviço Mensal de novembro. 

Os meus sinceros cumprimentos pela magnífica realização.


Esta é a visita doutrinária do terceiro ano de dedicação frente à celebração dos 140 anos de ocultamento fisico de Oyassama, promovida pela Igreja Mor. 

Fico muito feliz por ter a oportunidade de reencontrar a todos novamente neste ano.

Estamos na fase final dos três anos, mil dias da celebração do decenário de Oyassama e gostaria de compartilhar alguns pensamentos e reflexões sobre este momento. 

Conto com a atenção de todos.


Neste último ano de dedicação rumo ao decenário de Oyassama, acredito que todos, desde o início do ano, vieram se dedicando com foco e espírito renovado na maturação espiritual. Por outro lado, acredito que muitos também refletem e se perguntam: “Nesta reta final, como devo agir para concluir esta última etapa?”

Shimbashira-sama publicou a Instrução 4 para o período de dedicação à celebração dos 140 anos de ocultamento físico de Oyassama, orientando que todos os yoboku e fiéis devem unir seus corações, avançar em sua maturação espiritual e alegrar a Oyassama, eternamente viva.

Assim, aceitando sinceramente o que nos foi ensinado, viemos dedicando com entusiasmo a maturação espiritual, esforçando-nos nas atividades do decenário de Oyassama.

Agora, restam pouco mais de dois meses para o final dos três anos, mil dias. Ano que vem, entraremos no ano da celebração do decenário e, neste momento crucial, acredito ser fundamental voltarmos às origens da fé e buscarmos seguir corretamente e sem falhas a vida modelo deixada por Oyassama. Isso nos permitirá avançar com maior rapidez na maturação espiritual e colher resultados valiosos e gratificantes.

Para isso, devemos aceitar com humildade todos os acontecimentos como manifestações e orientações de Oyassama, refletir profundamente sobre os significados contidos em tudo o que acontece e agradecer sinceramente pela proteção contínua que nos conduziu em harmonia até este momento. Assim, ao observarmos nossos passos na fé, nesta caminhada de dedicação, à luz da vida-modelo de Oyassama, mesmo que algumas orientações divinas nos pareçam difíceis ou inconvenientes, devemos aceitá-las como expressões do amor maternal de Oyassama, destinado a nos conduzir à maturação espiritual, e colocá-las em prática com sinceridade.

Então, agora é o momento de considerar cuidadosamente em nosso coração, como podemos refletir sobre o que foi alcançado até agora, para que possamos atingir a maturação espiritual a tempo para entrar no ano novo para a celebração do decenário da Oyassama com alegria e emoção.


No Mikagura-uta (Hinos Sagrados), temos:

Haja o que houver, doravante, seguirei unicamente amparado em Deus. (Hino III-7)


“Haja o que houver” significa “diante de qualquer situação”.

“Unicamente” indica que devemos seguir de forma sem desvios e com sinceridade em direção a Oyassama.

Portanto, “Haja o que houver, doravante, seguirei unicamente” significa que: Devemos abandonar a ambição, o orgulho e o pensamento mundano e, trilhar, com sinceridade, o caminho único que a Oyassama nos ensinou.

O coração humano, por natureza, tende a desejar resultados imediatos. Por isso, muitas vezes buscamos atalhos e acabamos nos perdendo, sem saber ao certo para onde estamos indo. O que precisamos é tomar uma decisão firme e inabalável de trilhar o caminho da salvação, confiando inteiramente na orientação de Oyassama.


Agora, o que significa “amparado em Deus.”?

Vamos tomar como exemplo uma cadeira que usamos no nosso dia a dia.

As cadeiras com encosto são mais confortáveis, pois nos permitem relaxar o corpo.

Mas, se pensarmos: “Será que esse encosto vai aguentar o meu peso?”, acabamos ficando tensos e deixamos de nos apoiar nele. Como resultado, o corpo fica mais cansado devido à tensão. Ou seja, quando nos sentamos em uma cadeira com encosto, confiamos que ele irá nos sustentar, e é por isso que conseguimos relaxar e nos apoiar com tranquilidade. E como aplicamos essa ideia à nossa fé?

O espírito “amparado em Deus” exige uma fé plena, na qual possamos entregar nosso corpo e espírito a Deus sem medo, pois, sem essa confiança total, não conseguimos verdadeiramente “nos amparar em Deus”.

Ou seja, só conseguimos compreender a verdadeira essência da fé no Caminho quando acreditamos incondicionalmente que Deus-Parens é o Deus Original e Verdadeiro e colocamos em prática os ensinamentos de Oyassama. Cada pessoa precisa experimentar por si mesma para compreender plenamente.

Portanto, “seguir amparado em Deus” significa, não nos desviarmos por caminhos perigosos ou difíceis ao confiarmos excessivamente em nós mesmos ou nos costumes sociais. Devemos, independentemente do que aconteça, acreditar plenamente nas palavras de Oyassama, firmar o espírito na dedicação única e confiar inteiramente em Deus-Parens e Oyassama, apoiando-nos em suas orientações. Pois trilhar esse caminho de dedicação sincera à salvação é o meio pelo qual devemos buscar a Vida Plena de Alegria.

Ou seja, entendo que este verso mostra que, para nós, seguidores do Caminho, o ponto de partida e a primeira condição da fé é a firme e inabalável determinação de trilhar sinceramente o caminho da maturidade espiritual, conforme o desejo de Deus-Parens e Oyassama.


Mudando de assunto, gostaria de falar sobre um jovem que está atualmente se dedicando na Igreja Mor.

Este jovem tem a idade na faixa dos vinte e poucos anos, nasceu e cresceu dentro de uma  igreja, e possui uma fé fervorosa herdada de seus pais. Ele veio à Igreja Mor no início do período de três anos, mil dias rumo ao 140º aniversário do ocultamento físico de Oyassama e, desde o começo, se dedicou intensamente ao Hinokishin.

No entanto, cerca de seis meses após sua chegada à Igreja, ele começou a sentir dores nas costas, que pioraram a ponto de não conseguir ficar sentado, então aconselhamos a consultar um médico. O diagnóstico revelou uma fissura na parte inferior da coluna, e o médico disse que se tratava de uma fratura por estresse, e que levaria cerca de dois meses para se recuperar.

Ao ouvir esse relato por ele, fiquei pensando nas atividades que ele realizava na igreja. Desde que chegou à igreja, ele tem participado dos Serviços matinais e vespertinos, limpeza dos santuários e recinto de reverência, e arrancando ervas daninhas. Por isso achei estranho o fato de ter sofrido uma fratura por estresse, pois não eram trabalhos pesados. Então refleti que talvez Oyassama estivesse ensinando os fundamentos da fé através das dores nas costas dele, e falei com ele sobre o ensinamento do “Corpo emprestado e tomado emprestado”, destacando a importância de agradecer pela proteção divina e viver com consciência de apoiar se sempre em Deus. A partir daí ele passou a tomar cuidado para não sobrecarregar a lombar e continuou com o hinokishin, sendo gradualmente aliviado da dor, até receber a bênção da cura em cerca de um mês.

No seu segundo ano, mais ou menos na primavera, ele começou a sentir fortes dores abdominais, a ponto de não conseguir mais suportar. Foi imediatamente ao hospital, onde ficou internado por três dias. Graças a Deus, a dor passou e ele recebeu alta. O médico disse que não havia nenhum agente patogênico específico como causa, e que provavelmente o motivo seria um forte estresse.

Naquela ocasião também, falei com ele sobre a importância de agradecer pela dádiva do “Corpo emprestado e tomado emprestado” e de viver confiando na proteção divina, interpretando isso como uma orientação da Oyassama para amadurecermos espiritualmente neste segundo ano que antecede o decenário. Parece que, nessa época, quando houve este problema, ele estava com dificuldades de relacionamento com outros seguidores do Caminho. Mas, através dessa experiência, da dor abdominal, ele passou a reconhecer seus maus hábitos e temperamentos, aprendendo o significado da cooperação, e de como se esforçar para isso.

Agora, neste ano, no início da primavera, ele estava na cozinha do alojamento da Igreja quando, de repente, perdeu a consciência e caiu. Felizmente, ele não bateu a cabeça na quina da bancada e caiu no chão. Como havia pessoas por perto, foi rapidamente levado ao salão ao lado, onde recebeu o Sazuke, e logo recobrou a consciência. Depois de descansar um pouco, ele veio até mim para relatar o ocorrido.

Ao ouvir sobre o ocorrido, disse a ele que, graças ao hinokishin que vinha realizando na Igreja, um grande problena foi transformado em um pequeno. Também expliquei que, como este é o último ano do período de três anos, mil dias rumo ao decenário de Oyassama, é importante refletir profundamente sobre o momento e continuar confiando na proteção divina. No entanto, como poderia haver algum problema físico, recomendei que fosse ao hospital para se certificar.

Depois que voltou do hospital, contou que não foi detectado nenhum problema. Embora a causa não tenha sido identificada, foi considerado que estava tudo bem, o que trouxe alívio e gratidão pela proteção recebida.

Na minha interpretação, ao invés dele se preocupar ou se sentir ansioso com o fato de ter enfrentado uma enfermidade a cada ano, acredito que cada vez que lhe foi mostrado os sinais em seu corpo, se tornou uma pessoa que desenvolveu em si, o desejo de avançar mesmo que um pouco, em amadurecer e melhorar o seu espírito.

Ao refletir sobre o progresso ocorrido ao longo dos três anos, percebe-se que essa pessoa, ao receber pequenos sinais em sua vida a cada ano, foi gradualmente aumentando seu sentimento de gratidão pelo princípio da "coisa emprestada e tomada emprestada". Além disso, ao considerar o significado da orientação de Oyassama nas coisas que acontecem, ele se dedicou em aprimorar o espírito para alcançar a maturidade espiritual. E a cada ano, seu desejo de amadurecer espiritualmente se intensificou, demonstrando uma crescente vontade de se empenhar ainda mais no serviço de Deus. Isso parece ser uma forma de proteção maravilhosa e verdadeiramente abençoada, algo que não pode ser realizado apenas com a sabedoria ou força humana.


Todas as dificuldades que passamos na nossa vida, resultam em excelentes providências que nos são mostradas em tudo o que acontece à nossa volta. E isso abre caminho para uma excelente evolução espiritual. Isso tudo nos mostra um resultado que tem muito peso, o que é muito gratificante nesta época oportuna do decenário de Oyassama. 

E tenho a certeza de que esses frutos maravilhosos que se manifestam visivelmente neste mundo é o que faz valer a pena de estar seguindo esta fé.


Bem, desde que entramos nas atividades decenárias dos três anos, mil dias, visando os 140 anos do ocultamento físico de Oyasama, ano após ano temos desejado sinceramente alegrar Oyassama eternamente viva. Temos nos dedicado com afinco ao Serviço da Salvação, buscando a evolução espiritual do nosso espírito. E neste ano, como ápice de nossos esforços e conclusão desse período oportuno, no dia da Grande Cerimônia de Outono em Oyassato, realizamos a Caravana de Regresso a Jiba do Grupo TENRYU-KO, de forma muito animada com muitos participantes.  Foi realmente uma gratidão imensurável. 

O propósito deste regresso a Jiba é retribuir o grande amor de Oyassama, que transmitiu o último ensinamento para a salvação do mundo e além disso mostrou pessoalmente o modelo a ser seguido, trilhando um caminho de dificuldades e sacrificios por 50 anos.

Ao mesmo tempo, também estamos realizando este Serviço por um sentimento de gratidão às almas de nossos antepassados e mestres deste caminho que, desde que ingressaram neste caminho, dedicaram suas vidas a salvar o próximo com extraordinária determinação.

A " TENRYU-KO", é uma sociedade fundada pelo reverendo Narazo Hirano (mais tarde primeiro condutor da Igreja Mor Koriyama), e o nome TENRYU-KO foi dado pelo primeiro Shimbashira. O reverendo Hirano vivia no mundo dos yakuza, mas no ano novo de 1886, sofreu um grave incidente em que parou de respirar de repente, e foi milagrosamente salvo. Então buscou a origem dessa salvação e foi a Jiba para expressar sua gratidão. Durante cerca de dez dias em Jiba, ouviu atentamente os ensinamentos dos seguidores da Oyassamsa. Foi algo verdadeiramente impactante.

Ele passou a sentir gratidão até pela água que bebia diariamente, descobriu um novo propósito para sua vida, e compreendeu o princípio de que “salvando os outros, estará salvando a si mesmo”, um modo de viver completamente oposto à sua antiga forma de pensar e viver, e o reverendo Hirano arrependeu-se do fundo do seu coração. Assim, o primeiro condutor da Igreja Kōriyama, renascido em corpo e espírito, começou a trilhar o caminho da dedicação sincera à Salvação.

A força e o impulso do primeiro condutor da Igreja, comparados a um dragão que sobe aos céus, tornaram-se a origem do crescimento e da expansão do caminho da TENRYU-KO. Esse espírito de fé do primeiro condutor, é justamente o espírito que todos nós seguidores do caminho da TENRYU-KO, devemos possuir também.

Para que todos nós possamos celebrar o decenário de Oyassama sem nenhum contratempo, vamos aprender e aprofundar ainda mais o coração do primeiro condutor Hirano. E acredito que isso servirá como base para nossa futura evolução espiritual.


Atualmente, sem afrouxar o coração até o dia da cerimônia do Ocultamento Físico de Oyassama, estou trabalhando animadamente na conclusão da minha evolução espiritual. Além disso, espero sinceramente que todos possamos receber o ano novo e celebrar o 140º do ocultamento fisico de Oyassama com saúde total. 

Para isso, com um coração cheio de alegria e gratidão por podermos seguir este maravilhoso caminho da fé, com o pensamento de "Seja o que for”, vamos juntos com o coração unido, concluir firmemente a nossa evolução espiritual. Com esse pedido encerro minhas palavras.

Muito obrigado pela atenção.



Visita de doutrinação em Tsu Suzano

Visita de doutrinação

Primeira reverência de Alice Yui Ogawa

Divulgação em Guararema

Divulgação em Guararema

Divulgação em Salesópolis Remédios