A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

terça-feira, 21 de novembro de 2023

INFORMATIVO Nº 249 - OUTUBRO DE 2023

 

Atividade em São José dos Campos

Muito bom dia a todos.

Acabamos de realizar no dia de hoje a Grande Cerimônia da Revelação Divina, e juntamente a cerimônia de 30 anos de retornamento do senhor Kazuo Tanaka, que retornou no dia 7 de outubro de 1993 aos 51 anos de idade. Idade que o sr Maury vai completar no ano que vem. Pensando assim, uma idade muito nova para retornar. 

Agradeço a todos pela oferenda das flores, e compartilhando este momento solene desta cerimônia. 

No dia 26 de outubro deste mês foi quando aconteceu a Revelação Divina na senhora Miki Nakayama a nossa querida Oyassama. Graças a esta revelação, e a vida modelo que ela nos deixou temos todo o conhecimento de como devemos viver a nossa vida. 


Mudando de assunto, o mês de setembro é o mês internacional da Divulgação. Agradeço a todos que puderam participar desta atividade no mês que passou.

Na realidade, a Oyassama nos transmitiu como NIOIGAKE. Muitas vezes fazemos a tradução como Divulgação, mas Nioigake é um pouco diferente de Divulgação. Quando divulgamos, estamos fazendo a propaganda de algo, divulgando um produto, não está errado falar que estamos divulgando o nome de Deus Tenri-Ô-no-Mikoto, ou da Tenrikyo, mas Nioigake que ao pé da letra significa “espargir a fragrância da fé” tem um sentido um pouco mais amplo de demonstrar, de dar exemplo, de mostrar como é ser um Tenrikyano. Por exemplo, uma vez numa reunião promovida pela Bunkyo na residência dos Komura, após a reunião, todos estavam indo embora, enquanto os amigos da Tenrikyo começaram a fazer a arrumação e a limpeza do local. E creio que isto é um “espargir a fragrância da fé”. Pois fazer o hinokishin está dentro de nós. Com certeza outras pessoas que presenciaram isto, sentiram algo diferente, uma união entre os membros da Tenrikyo.

A Divulgação e o espargimento da fragrância da fé tem a sua data internacional em setembro, mas com certeza não é uma atividade a ser realizada somente em setembro, sendo assim, a Igreja Tsu Hakuryu como todos os anos adquiriu panfletos para dividirmos entre nós, para que ao longo do ano possamos fazer a divulgação e o espargimento desta fragrância boa às pessoas. 


Todos os anos em setembro é confeccionado um panfleto novo. 

Eu, graças a Associação dos Moços e também à Sede Missionária Dendotyo, a Igreja Mor e também a Associação Infantojuvenil da Tenrikyo, pude participar de inúmeras atividades de Divulgação. Eu comentei nas casas onde realizamos a cerimônia, o Kosha, sobre as divulgações que tive oportunidade de realizar em vários locais deste Brasil e fora do país também. 

Uma delas foi em Portugal, onde encontrei um senhor e fui entregar um panfleto, quando percebi que os dedos de sua mão não se abriam. Então ofereci ministrar o Sazuke, perguntando se não gostaria que eu fizesse uma oração. E me respondeu que não seria necessário, pois ele oraria por ele mesmo. Naquele momento achei normal o pensamento daquela pessoa, mas refletindo depois, imaginei que o que Deus realmente deseja de todos nós é a salvação mútua. Pois o Sazuke não podemos realizar em nós mesmos. O Sazuke foi nos concedido para ministrarmos em outras pessoas, pois salvando os outros estaremos salvando a nós mesmos. 

Numa outra oportunidade, no regresso a Jiba, com o voo com escala nos Estados Unidos, a agência de turismo me sugeriu tentar tirar o visto de turista ao invés do visto apenas de trânsito, para poder visitar o Centro Cultural da Tenrikyo em Nova York. Então havia combinado com Deus-Parens, que, se eu conseguisse o visto americano de turismo, gostaria de fazer a divulgação nos Estados Unidos. Deus, ouvindo o meu coração, me deu esta oportunidade, e consegui o visto. No dia da divulgação, eu estava distribuindo os panfletos, e num momento, uma senhora perguntou, “O que é isto?, What is this?”, meu inglês sempre foi nota zero, então naquele momento só consegui responder “This is a panflet”. 

Para que isto não ocorra quando vocês forem distribuir este novo panfleto, hoje gostaria de ler com todos os senhores este panfleto.

 

Salvação mútua e a origem das doenças

Deus criou este mundo e a humanidade com o objetivo de ver os seres humanos viverem em harmonia, alegres e felizes, ajudando-se mutuamente.

E Deus concedeu, a cada um de nós, um espírito dotado de todas as qualidades e características necessárias para cumprirmos essa missão na Terra.

O nosso espírito é bom e solidário, pois ele é dotado da compaixão, a capacidade de sofrer diante das dores dos próximos, alegrar-se diante de sua felicidade e encontrar prazer em ser útil e ajudar os outros.

Ο nosso espírito é, sobretudo, brilhante, porque reflete a luz que vem de Deus, ou seja, ele é capaz de perceber todas as dádivas e a proteção que recebemos de Deus, sentir alegria e gratidão por isso, e irradiar esses sentimentos às pessoas que estão à nossa volta.

Assim, podemos dizer que nosso espírito é um aparelho perfeito, equipado com todos os instrumentos necessários para sermos felizes e tornar os outros também felizes.

Mas então, por que, muitas vezes, vivemos tristes e abatidos, agimos com maldade ou nos mostramos insensíveis diante dos sofrimentos alheios?

Isso acontece por causa dos sentimentos que se originam de nossos apegos e egoísmo que contrariam os desejos de Deus, tais como mesquinhez, cobiça e orgulho, que chamamos de poeiras espirituais. 

Por desleixo ou descuido, muitas vezes, deixamos essas poeiras se acumularem no nosso espírito, formando uma espessa camada que impede que a luz de Deus alcance nosso coração. Nessas condições, nosso espírito fica embaçado e sombrio, e acabamos sendo dominados pelo desânimo e extrema apatia que, por sua vez, prejudicam a funcionalidade do nosso organismo, tornando-o vulnerável a doenças. Por isso, Deus nos tem ensinado que toda a doença provém do espírito, conforme consta nos versos dos Hinos Sagrados:

Até o presente momento, todos igualmente, não conheciam a origem das doenças.

(H.S. X-9)

Desta vez, ela foi revelada, a origem das doenças está no espírito.

(H.S. X-10)

Ainda, submersa nessa camada de poeira, a bondade que existe na nossa alma não consegue se manifestar, e agimos como se fossemos pessoas más e insensíveis, indiferentes aos sofrimentos das pessoas próximas.

Mas Deus nos adverte que o mal propriamente não existe; o que existe é apenas um espírito maculado por um pouco de poeira. Assim, devemos ter a consciência de que, embora possam assumir atitudes inadequadas e condenáveis em algum momento de sua vida, todos os seres humanos possuem, no fundo, um espírito capaz de regenerar-se e voltar a ter as condições e virtudes que lhe foram concedidas por Deus.

Salvar uma pessoa é eliminar essas poeiras do seu espírito através das orações e de nossas atitudes, para que suas qualidades inatas sejam recuperadas e resgatadas. E, na medida em que assim procedemos, estamos também purificando nosso próprio espírito, pois ao ajudar e salvar os outros, estamos avivando e exercitando todas as virtudes que possuímos na nossa alma e que nos foram concedidas por Deus. É por isso que nos foi ensinado que, salvando os outros, estamos salvando a nós mesmos.

Só acrescentando que este texto maravilhoso é do reverendo Egami, condutor da Igreja Tucuruvi.


Para não alongar a cerimônia de hoje, não vou fazer o comentário do episódio da sequência, deixando para o outro mês. 


Gostaria que todos relembrassem das determinações espirituais da nossa igreja com a da igreja superiora, que está colada no quadro.

Dentre elas temos a Ministração do Sazuke, mas para as pessoas que não tem o dom do Sazuke, o Serviço de Solicitação que fizerem em prol de alguém, faremos a contagem como um Sazuke realizado. Portanto, mesmo as pessoas que ainda não receberam o dom, gostaria desta dedicação. 

Estas quantidades, gostaria que fossem me falando de mês em mês para que possamos anotar e contabilizar, para informar a igreja superior.


E gostaria de lembrar que este mês teremos o curso de doutrina que começa no dia 8 e vai até o dia 13. 

E em janeiro teremos o Shuyokai, o curso de formação espiritual de 28 dias. E tendo um número acima de 5 pessoas, teremos o curso em japonês também. 


E para finalizar, este mês em Bauru, no Dendotyo, a igreja Tsu Hakuryu venderá Yakisoba para arrecadar fundos para a obra que estamos prevendo no terreno ao lado. Gostaria de contar com a colaboração de todos neste sentido. 


Muito obrigado.


Hiroe e Sérgio de regresso a Jiba

Divulgação em São José dos Campos na igreja Shirowa

Encontro das crianças

Encontro das crianças