A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

INFORMATIVO Nº 123 - DEZEMBRO DE 2012



No dia 24 e 25 de novembro foi realizado o Otomarikai em Salesópolis na casa de divulgação Mogi. Foram aproximadamente 50 crianças e 25 encarregados. Foi muito divertido e um ótimo aprendizado.  Obrigado aos esforços de todos.

             Esse Otomarikai e o Tsudoi (Encontro Infantojuvenil) que é realizado em janeiro, são eventos que educam e salvam as crianças. São feitos para que as crianças entendam a importância do corpo emprestado e a praticar a salvação mútua. Precisamos ter sempre em mente este objetivo em nossos corações. De agora em diante, vamos procurar ter consciência em educá-las tendo base nesses dois princípios:

· Ensinar a importância da coisa emprestada e tomada emprestada

· Praticar o hinokishin e a salvação mútua

Deus-Parens nos emprestou esse corpo e nos deu a vida, proteção e a sua orientação. Graças a tudo isso, podemos ser saudáveis e felizes.

O maior desejo de Deus-Parens é que todos os seres humanos se ajudem mutuamente e alcance a vida plena de alegria e felicidade.

Para nós educadores, o mais importante em passar esses ensinamentos, é despertar a gratidão nas crianças por estarem recebendo a graça todos os dias.

Praticando o hinokishin e a salvação mútua, Deus-Parens estará aceitando esse espírito como gratidão.

O sentimento de alegria e gratidão demonstrada no hinokishin e na salvação mútua por estar sendo vivificado por Deus-Parens, se transformará em uma alegria ainda maior.

Assim, poderão sentir a alegria da fé e aprender os ensinamentos tornando assim um excelente yoboku.

(do livro guia do Shonenkai)

(Texto de Michiyo Ishii)

 

Vamos refletir!

 

A respiração se transforma em voz

 

Com o céu azul e a nuvem branca ao fundo, o vento atravessa o verde da floresta. Já sentiram isso num acampamento durante o verão?

O vento tem vários nomes: brisa, vento do norte, tempestade, etc.

Mas, o vento existe por causa do ar, e ele se forma com o movimento desse ar. Logo, tanto o ar como o vento, são trabalhos de Deus-Parens.

O ar também é muito importante para os seres humanos. Sem o ar, os seres vivos não sobrevivem.

Nós estamos respirando esse ar, e através da boca e nariz, como entrada e saída desse ar, sugamos o oxigênio para dentro do corpo e soltamos o gás carbónico. Isso é a respiração.

Mas, o ar que soltamos pela boca, não é somente respiração. Além da respiração o ar é transformado também em voz.

O som da voz é formado pelas cordas vocais que se movimentam quando soltamos o ar pela boca. Portanto, é graças ao vento e ao ar que são providencias de Deus-Parens que também podemos soltar a voz.

O ar que sai da boca é transformado em som, que transformamos em palavras que alcançam as pessoas. Se refletirmos, percebemos que o bate-papo com os amigos, a conversa que temos com nossos pais, é tudo graças a Deus-Parens.

Para vivermos alegremente todos os dias, as palavras são muito importantes.

“Obrigado”

“Que felicidade”

“Força”

Deus-Parens fica muito contente quando utilizamos palavras de agradecimento, de alegria, e também palavras dóceis.

Se todas as pessoas do mundo utilizarem palavras que possam alegrar as pessoas a sua volta, com certeza o clima ficará repleto de alegria.

Você tem o poder de ajudar um amigo apenas com uso das palavras. Portanto, vamos nos esforçar em utilizar somente palavras que agradam a Deus-Parens.

Oyassama

 

26. HISTÓRIA DO LINHO, SEDA E ALGODÃO

 

Em 1872, Oyassama, durante sua estada na casa dos Matsuo, disse ao casal Itibee e Haru que foram cumprimentá-la de manhã no seu quarto:

“Quando vocês vêm à minha presença, estão sempre vestidos de haori(1), mas de hoje em diante venham com roupas comuns. Assim, será melhor, pois vocês ficarão mais à vontade, não é?”

Quando ambos agradeceram, inclinando a cabeça, ela lhes falou:

“Hoje, contarei a história do linho, seda e algodão. O linho, no verão, permite boa circulação do ar, não deixando colar à pele, não havendo algo mais refrescante e bom, não é? Porém, no inverno não poderá ser usado por ser muito frio. É coisa só para o verão. Usando-o por três anos, muda a coloração. Se mudar a coloração,
perderá o seu valor. Mesmo tingindo em tonalidade mais escura, ficará manchado. Então, seria como um refugo.
A seda é boa por ser elegante tanto para haori como para quimono. Ao comprar é caro, mas todos a desejam. Porém, não devem tornar-se numa pessoa como a seda. É ótima enquanto nova, mas ficando um pouco velha, não terá mais jeito.
O algodão, por sua vez, é usado por qualquer pessoa. É algo comum, todavia, não há tesouro tão valioso e de tão largo uso. No inverno esquenta-nos bem e, no verão, embora transpiremos, absorve bem o suor. Se ficar sujo, pode-se lavar tantas vezes quanto necessário. Se desbotar, envelhecer e não puder mais ser vestido, pode-se transformá-lo em fraldas, em panos de limpeza ou em tiras para sandálias. Poderá ser usado até perder a sua forma. Assim é o algodão. O que Deus deseja é a pessoa com espírito de algodão.”
Diz-se que, desde então, o casal Matsuo gravou a palavra “algodão” no coração e, durante toda a sua vida, não usou outro tecido além do algodão.
 
(1) Sobretudo de gala para quimono.