A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Informativo n°116 - Maio de 2012



Bom dia a todos. Como tem passado?

Hoje, dia 6, é o primeiro domingo do mês de maio.
No dia 26 de abril, eu e meu marido voltamos de Ojiba e Graças a Deus-Parens, não houve qualquer contratempo. Ter saúde é uma coisa maravilhosa e muito gratificante.
Partimos de São Paulo no dia 8 de abril e fizemos escala em Dubai. Como o avião estava vazio pudemos viajar com muito conforto. Nos aeroportos que desembarcávamos, sempre deixavam preparado uma cadeira de roda para que eu pudesse usar. Me senti imensamente feliz.
No Japão, visitamos a igreja Amaha onde a minha filha Yaeko mora. No dia 13, visitamos a igreja Misaki Machi, que foi reformada em prol a cerimônia de posse do condutor Yukio Aoki.
Na noite do dia 14 embarcamos de ônibus rumo a igreja mor, e, ao chegarmos, encontramos com a Sra. Kato, Giseli, Rie e Lia. No dia 16 participamos da cerimônia mensal da igreja mor, e nesse mesmo dia regressamos a Jiba de trem. No dia seguinte a Giseli continuou o besseki e a Sra. Kato acompanhou-a todos os dias. Dia 18 foi comemorado o 214° aniversário da Oyassama. Depois de realizar os 12 hinos, todos celebraram cantando em voz alta a música do aniversário da Oyassama acompanhando a banda de sopro.
Dia 19 foi realizado a 94° Assembléia Geral da Associação Feminina e ouvimos a palestra do Shimbashira-sama e da presidente da Associação Feminina. Logo depois fizemos hinokishin de tirar matinhos do pátio interno do Santuário. Após o término, voltei de cadeira de roda até o alojamento.
No dia 21 a Giseli recebeu o dom do Ossazuke e o Sr. Aoki com toda a sua bondade fez todo o trajeto de ida e volta. No dia 25 recebeu o amuleto prova (omamori) e no dia 26 iniciou o curso kentei koshu. Ela irá voltar ao Brasil no dia 14.

Texto de Michiyo W. Ishii

 
SUPORTE AO CORAÇÃO
 
Escuridão no Caminho
 
A estrada estava interditada por motivo de desmoronamento.

Liguei correndo para o meu amigo que me ensinou um outro caminho. Porém, esse caminho é tão estreito que quase não se passa um carro e também perigoso. Será que é a melhor alternativa? Meu amigo disse que já passou por esse caminho, e confiando nessas palavras cheguei ao meu destino.
“Na escuridão da noite, confie e siga a voz.”
Na Tenrikyo diz que, Oyassama trilhou 50 anos de sua vida para mostrar o caminho da felicidade.
Quando estiver perdido no caminho, vamos procurar ouvir a voz da Oyassama.

 
 
EPISÓDIOS DA VIDA DE OYASSAMA
 
Crianças Jogando Peteca
 
Os hinos do Teodori(1), um parte dos Hinos Sagrados, começaram a ser compostos em janeiro de 1867 e ensinados a cada tempo oportuno por Deus, durante oito meses, isto é, até agosto do mesmo ano. Isto foi o início da apresentação dos hinos ao mundo.

Levou três anos completos para ensinar os movimentos das mãos. Oyassama ensinava até três vezes, de maneira que três pessoas de um grupo de seis treinavam e outras três ficavam observando. Ela ensinava movimentando pessoalmente as mãos e nada dizia, mesmo quando alguém errava.
“Seria o mesmo que expor a pessoa à vergonha.”
Afirma-se que assim comentou.
Oyassama ensinando três vezes a cada pessoa, levou três anos para completá-los, e dizia:
“É como as crianças jogando peteca com as raquetes no ano-novo, cantando: um... dois...”
Isso foi o que Shirobee Umetani ouviu dos antecessores.