Visita de Doutrinação da Igreja Mor |
No mês de setembro, recebemos a visita do professor Yoshikawa no Dendotyo, que fez uma palestra sobre a formação do grupo estudantil. E também a visita do professor Shirakihara, que fez com que a qualidade da banda koteki do Brasil elevasse consideravelmente.
O professor Yoshikawa afirmou a necessidade de se praticar a salvação, e disse que seria de grande valia se o mesmo programa que utiliza nas atividades do grupo estudantil fosse implantado nas atividades das Associações Feminina, e a dos Moços como forma de salvação. Como no mesmo dia aconteceu o curso de koteki, o professor Yoshikawa mencionou sobre o trabalho do professor Shirakihara que é demonstrar a importância da união espiritual e da salvação através da música, e fazer com que as crianças sintam a vida modelo de Oyassama e se tornem excelentes yobokus.
Então, gostaria que todos se esforçassem para a evolução dos jovens e que trouxessem o maior número de crianças para participarem do koteki.
Neste mês teremos a Assembleia Geral do Yonomotokai. A regional do Alto Tiete foi escalado no hino III.
Em outubro no Dendotyo, teremos a Grande Cerimônia da Revelação Divina, mês em que se deu inicio os ensinamentos da Tenrikyo.
Para as crianças que irão regressar a Jiba, no Dendotyo, será realizado o treino de koteki nos dias 11 e 12 de outubro. Força a todos. (Michiyo Ishii)
VAMOS PENSAR UM POUQUINHO
O RESULTADO NÃO É TUDO, EXISTE SEMPRE O AMANHÃ
Apesar de ter estudado bastante, não tirou boa nota na prova.
Empenhou-se nos treinos, mas o resultado do jogo foi negativo.
Tinha toda a certeza, mas não conseguiu o resultado desejado.
Creio que todos já tenham tido essas experiências.
Quando não se consegue alcançar o objetivo nos sentimos frustrados.
Perdemos a vontade de estudar e de treinar.
Muitos já devem ter passado por isso. Porém, Oyassama nos ensinou:
- Qualquer que seja a flor, há ano em que floresce e outro em que não. Mesmo que não floresça num ano, florescerá no ano seguinte.
Como resultado, pode ser que não floresça imediatamente de acordo com o seu desejo, mas não se pode desanimar e desistir.
Oyassama tem nos incentivado dizendo que irá florescer no ano seguinte.
Se por acaso desaminar e desistir de se esforçar, perderá até a oportunidade de fazer com que floresça no ano seguinte.
Mesmo que o resultado seja diferente daquele esperado, vamos pensar. Ainda vai sobrar o esforço e o empenho.
O conhecimento adquirido por ter se esforçado nos estudos, a técnica adquirida pelos constantes treinos. Tudo está guardado em algum lugar do corpo.
Se compararmos à flor, seria como as raízes no fundo da terra, a fortificação do caule e as verdejantes folhas.
Com certeza, na próxima oportunidade, irão nascer belas flores.
Por isso, vamos nos animar e continuar esforçando, com a esperança de que irão nascer bonitas flores. Oyassama também estará aguardando com ansiedade por esse dia.
EPISÓDIOS DA VIDA DE OYASSAMA
65. PARA SERVI-LA
Por volta de junho de 1879, Oyassama afirmava na preleção de todas as noites:
“Preciso de uma auxiliar, preciso de uma auxiliar.”
Por isso, os ministros Guissaburo Nakata, Tyussaku Tsuji, Rihati Yamamoto e outros, após discutirem, consultaram Shuji, e foi-lhes sugerido: “Lin seria a pessoa adequada.”
Assim, logo no dia seguinte, por volta de dez horas da manhã, Shuji e Nakata, seguidos por Lin Massui, foram consultar Oyassama. Shuji deu a devida explicação e imediatamente tiveram as seguintes palavras:
“Logo, logo, logo, logo. Atraí para usá-la. Logo, logo, logo. Depressa, depressa. Atrasaram, atrasaram. Tenham prazer, tenham prazer. O que quer que façam, o que façam; façam tudo julgando ser missão de Deus. O que fizerem, o que concluírem, aceitarei tudo como um grão multiplicado em milhões. Depressa, depressa, depressa. Logo, logo, logo.”
Foi assim que Lin teve a graça de poder servi-la como auxiliar, até 1887, quando Oyassama ocultou-se fisicamente.
Divulgação com os membros do Koteki |
Treino do Gagaku com o Professor Suzuki |