Cerimônia Mensal em Espírito Santo |
No dia 22 de agosto, foi realizada a Festa da Amizade da Associação dos Jovens da regional do Alto Tietê, em frente a nossa Igreja. Gostaria de agradecer a todos que colaboraram desde manhã até tarde da noite nos preparativos de limpeza da festa. Senti que esse ano haviam muito mais pessoas que no ano passado.
No dia 30 de agosto, foi realizado a gincana poliesportiva na Igreja São Paulo. Nesse evento tivemos a honra de ter a presença do Primaz e sua esposa. As crianças correndo, puxando corda, etc., estavam muito bonitinhas.
Na última atividade desta gincana, tivemos a corrida de revezamento, com 8 equipes participantes. Da regional do Alto Tietê, as mulheres conquistaram o primeiro lugar e os homens o segundo lugar. Parabéns!
No dia 1º de setembro, feriado na cidade de Mogi das Cruzes, como o condutor da igreja mor e o professor Suzuki estavam para chegar, vieram muitas pessoas que, desde manhã, realizaram o hinokishin na igreja, até por volta das 15:00, quando era possível já ver o portão pintado, o chão com resina e a igreja limpa. Muito obrigado de coração a todos.
No dia 02 de setembro, por volta das 6:10 da manhã, chegaram o condutor da igreja mor e o professo Suzuki.
Nesse mesmo dia, logo após o almoço, foram para Vitória, no Espírito Santo, para a casa da Giseli, para participarem da Cerimônia de setembro.
Somente um breve resumo do cronograma dos visitantes:
03/09 Cerimônia mensal na residência da Giseli
04/09 Retornam a São Paulo
06/09 Participam da cerimônia mensal desta igreja
07/09 Partida para o Dendotyo
08/09 Compras
09/09 Retorno ao Japão
A Giseli é amiga da Lie. 5 anos atrás cursou o Kentei Koshu, e se casou em seguida.
É uma yoboku muito dedicada, que sabe tocar todos os instrumentos femininos e a dança sagrada. Mora em um lugar longe, mas, sempre que possível, vem à igreja fazer a reverência. (Michiyo Ishii)
VAMOS PENSAR UM POUQUINHO
LIMPAR RAPIDAMENTE AS POEIRAS DO ESPÍRITO
Gosta de fazer limpeza?
Limpamos as sujeiras que enxergamos, mas se olharmos atrás dos armários e estantes veremos que está cheio de poeiras.
Oyassama ensinou como sendo poeiras as atitudes e ações que não são boas e corretas.
Por exemplo, o sentimento de ‘mesquinhar’ em dar algo ou uma ajuda.
O sentimento de ‘cobiça’ de sempre querer ao ver as coisas dos outros.
Quando sente‘ ódio’ por alguém.
A pessoa que é‘ orgulhosa’ e discrimina e rebaixa as outras.
Às vezes, mesmo sabendo que esses não são bons sentimentos, sem querer acabamos usando em muitas situações.
Se descuidar da limpeza, em pouco tempo estará todo empoeirado.
Se o coração ficar acumulado de poeiras será um grande problema.
Mesmo achando que está tomando cuidado com as suas atitudes e pensamentos, sempre nos descuidamos. Oyassama ensinou:
- Mesmo uma casa recém-construída e que ainda tenha as frestas bem vedadas, se não a limpar por 10 ou 20 dias, as poeiras ficarão acumuladas a ponto de se poder escrever sobre o tatame.
As grandes poeiras podem ser percebidas e, assim fazer a limpeza rapidamente, mas as pequenas acabam ficando largadas e esquecidas.
São estas que vão se acumulando, como as que estão atrás dos armários e estantes.
Lembrando sempre do ensinamento de Oyassama e refletindo sobre as atitudes espirituais com certeza irão aparecer as poeiras.
‘Mesquinhez’,‘ cobiça’,‘ ódio’,‘ orgulho’ e outros. Devemos juntar tudo e limpá-las rapidamente.
Fazendo de Deus-Parens como vassoura, vamos varrer cuidadosamente as poeiras do espírito.
EPISÓDIOS DA VIDA DE OYASSAMA
64. SE ESTICAR DELICADAMENTE
Certo dia, quando Tokiti Izumita (conhecido como Kumakiti), sentindo saudades, regressou a Jiba, Oyassama estava alisando um pequeno papel amarrotado sobre o joelho e disse-lhe:
“Mesmo este papel amarrotado, se for esticado delicadamente, ficará bonito e poderá ser usado de novo. Não há nada que seja desnecessário.”
Izumita, ouvindo essa explicação, voltou alegre e animado para Osaka e percorreu promovendo mais fervorosamente ainda a salvação. Mas o caminho da fé não se abria facilmente. Quando o espírito começava a fraquejar, banhava-se em água fria para reanimar-se. Já às altas horas da noite e sob rigoroso frio, saía para mergulhar o corpo por cerca de duas horas no Rio Yodo. Subia à margem, expunha-se ao vento para secar o corpo naturalmente, por julgar que não teria efeito usando a toalha. Dentro da água, o frio não era tanto, mas enquanto se secava ao frio vento do norte, sentia uma dor cortante. Mesmo assim, suportando, continuou isto por aproximadamente 30 dias.
Além disso, percorreu praticando a salvação após permanecer uma noite nas águas do rio, agarrado nos pilares da Ponte Tenjin, por ter ouvido falar que deveria antes de tudo sofrer.
Um dia, regressou a Jiba e encontrou-se com Oyassama, que lhe dirigiu estas palavras:
“Kumakiti, este Caminho não é para passar torturando o próprio corpo.”
Diante dessas palavras transbordantes de amor parental, Izumita convenceu-se realmente do valor inestimável do corpo tomado emprestado.
PALAVRAS DA ÉPOCA OPORTUNA
Proteção
Há alguns dias atrás, foi realizada a cerimônia de 10 anos de retornamento numa igreja. Agradeci os dias tranquilos do dia a dia, e solicitei que guie para um bom futuro. Certamente a alma o fará.
Proteção significa prevenir a influência dos males.
(Condutor da Igreja Mor Tsu - Hatsuo Kubo)
Cerimônia Mensal em Espírito Santo |
Cerimônia Mensal em Espírito Santo |
Hinokishin na Igreja para a recepção do Condutor da Igreja Mor |
Hinokishin na Igreja para a recepção do Condutor da Igreja Mor |