A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

INFORMATIVO Nº 275 - FEVEREIRO DE 2026

 



OHANASHI YUJI – TSUKINAMISSAI TSU HAKURYU – FEV/2026

Bom dia à todos!

Gostaria de agradecer ao Kaityousan que me convidou para dar umas palavrinhas neste mês.

Na hora a gente fica meio que pensando, o que vou falar de interessante para as pessoas?  

Mas aceitei, e essas palavrinhas acabaram virando o começo de um livro.

Para quem não me conhece sou o Yuji Teramoto, e vou contar de novo e rapidinho como comecei o caminho na Tenrikyo.

Lá pelo início da década de 90, não vamos falar de idade aqui, conheci o Kichio e o Maury por um amigo em comum, mas fez o destino esse amigo se afastar devido aos estudos, e continuei a amizade com o Kichio e a turma toda, o Maury, Shori, Ricardo.

Nessa época morava sozinho, minha Família toda tinha ido para o Japão como Dekasseguis, mas como eu trabalhava e tinha acabado de entrar na faculdade, minha Mãe falou pra ficar aqui no Brasil e continuar.

Mas o pior é que morei sozinho, não sabia cozinhar e por isso era muito magrinho. Ainda não tinha restaurantes por kilo e nem Ifood na época. Então os finais de semana pra mim eram muito complicados, não era fácil!  Imagina, nem tinha Mac Donalds na cidade.

Bom, agora vocês vão entender a relação dessa historinha e como entrei na Tenrikyo...

Foi quando o Kichio falou pra vir almoçar no Kyokai num domingo, geralmente no primeiro domingo do mês, em torno de 11:00 hs da manhã.  Eu chegava bem na hora do ohanashi do Kaityosan, e ouvindo as suas palavras comecei a me interessar pela Tenrikyo e o seu ensinamento.  E também a entender que não era apenas um almoço de domingo, mas tinha uma cerimônia, e que começava bem mais cedo.

A partir daí tem muitas histórias pra contar nesses anos todos, até me casei com uma fiel aqui da Igreja, a Lucy, e já estamos juntos há mais de 23 anos, e até virei Yoboku!

Sou da primeira geração dentro da Tenrikyo, mas acredito que de alguma forma já tinha como destino seguir a este caminho.

Minhas palavras de hoje estão baseadas na leitura da Instrução 4, o período de 3 anos Mil dias, tendo em vista a Celebração dos 140 anos do Ocultamento Físico de Oyassama. 

Um período que realmente faz a gente refletir sobre muitas coisas que aconteceram.

Nas leituras da Instrução 04 tem algumas frases que sempre me chamaram a atenção.

“O período de 03 anos, mil dias para o decenário de Oyassama é o tempo de praticar o ensinamento e de trabalhar mais ativamente na caminhada da dedicação sincera à salvação, tendo como meta a vida-modelo.”

Comecei a refletir melhor as palavras de Oyassama que dizia:  “Salvando os outros, estará salvando a si mesmo.  Ensinou que, ao caminhar totalmente dedicado à sincera salvação, o espírito se purifica naturalmente e será salvo, tornando-se alegre e animado.”

Agora contando um pouco dessa minha caminhada e dos acontecimentos mais recentes.

Em 2022 ocorreram algumas coisas, justamente no ano anterior ao início dos 3 anos Mil dias.

Nesse ano fui demitido do trabalho depois de 32 anos na empresa, devido ao encerramento das atividades da divisão em que trabalhava, e mais de 100 pessoas foram demitidas no total.  Isso impactou muito na minha perspectiva de vida, principalmente no lado financeiro, pois não teria mais salário, plano de saúde, e todos os outros benefícios que um emprego te daria. 

Mas logo após a demissão decidi abrir uma empresa de representação comercial, junto com o meu colega de trabalho, na área de vendas no segmento de construção civil que a gente conhecia, e partimos para esse novo desafio.

Tínhamos passado também pelo período da Pandemia, que impactou muito na época e foi difícil para várias pessoas.  Apesar de ter sido demitido, e depois por ficar trabalhando em casa, isso acabou sendo muito importante para que pudesse estar mais próximo da minha Família, principalmente da minha filha Kaori, pois as crianças e adolescentes sentiram bastante os efeitos da Pandemia devido ao isolamento social.

Em 2022 o meu filho Haruki avisou a gente que iria sair de casa, primeiro foi um impacto pela notícia, mas depois pensamos e ficamos felizes por ele tomar essa decisão, realmente tinha virado um adulto e seguiria o seu caminho.

Antes do início do período dos 03 anos Mil dias, havia determinado que se passássemos bem por essa nova fase de mudanças em nossas vidas, a Lucy regressaria para reverenciar e agradecer a Oyassama em Jiba, o objetivo era para ser entre 2023 a 2024, mas por diversos motivos ela acabou não indo.

Mas a Oyassama faz tudo certinho pra gente seguir no caminho, no final de 2024 ficou decidido que a Kaori iria fazer o Semina em Jiba, em Julho de 2025, pois ela estava na idade limite para fazer esse curso, e para ouvir as preleções do Besseki para ter a concessão do Dom do Sazuke.

Com isso voltei a determinar que a Lucy deveria regressar para Jiba junto com a Kaori e agradecer a Oyassama como determinado inicialmente.  Elas já foram no ano passado e deu tudo certo!

Quanto ao meu trabalho na empresa está indo bem graças a Kamissama e Oyassama.  Sociedade numa empresa não é fácil, mas já se passaram 03 anos e junto com meu sócio estamos seguindo firmes e fortes.

Sinceramente, depois de atravessar essa fase não estava pensando em fazer o regresso a Jiba em 2026, pois tinha o trabalho, não teria tempo, e outras questões familiares, e também já havia cumprido a minha determinação no ano passado através da Lucy, para reverenciar e agradecer a Oyassama.

Mas lendo o final da Instrução 4, a gente acaba refletindo.

“Tendo a celebração da cerimônia decenária de Oyassama como o tempo oportuno para a evolução. Todo nós, atraídos a este caminho, vamos avançar com todas as forças unindo o espírito na caminhada da salvação mundial para contentar e tranquilizar Oyassama eternamente viva.”

Enxerguei que a Oyassama de alguma forma fazia a gente refletir sobre os acontecimentos pelo que passamos, e por ser este ano tão importante para nós Tenrikyanos, decidimos regressar pra Jiba, nós 03 juntos...Eu, a Lucy e a Kaori, e ir pessoalmente reverenciar e agradecer a Oyassama.

E pra finalizar a Lucy sempre atualiza o Calendário da Tenrikyo com as frases do dia, o que me faz refletir com a leitura, pois acredito que independente da nossa idade, sempre temos o que aprender e evoluir espiritualmente na vida.

Tem várias frases boas, mas algumas gostaria de passar pra vocês.

“Torne o seu espírito amável, salve o próximo e mude os seus hábitos e o temperamento”.

“Boas ações geram boas coisas. As más geram coisas ruins”.

“Marido e Mulher juntos no Hinokishin, isto é a primeira semente das coisas”.

“Levantar cedo, ser honesto e trabalhador. Há uma grande diferença de mérito entre ser acordado e acordar os outros de manhã”.

Bom, o resto da minha história quando terminar o meu livro, passo pra vocês.

Assim encerro as minhas palavras.


Formandos do curso de formação espiritual. Leticia Miwa Ishii e Karen Lissa Nakamura

Palestrante de Fevereiro de 2026, Fiel Yuji Teramoto

Palestrante de Fevereiro de 2026, Fiel Yuji Teramoto