A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

terça-feira, 19 de agosto de 2025

INFORMATIVO Nº 270 - JULHO DE 2025

 

Novas Yoboku de Oyassama


Bom dia a todos.

Hoje vou fazer a minha palestra. Pegando os meus rascunhos escrito a caneta e papel. Como nos tempos antigos, e sem computador. Mas a minha palestra foi feita no chat  GPT. Não é tão assim das épocas tão antiga.

Hoje vou falar um pouquinho sobre Arigatai e Atarimae.  Eu pesquisei na internet. ARIGATAI significa (arukoto ga muzukashii), é escrito com os ideogramas, Kanji, e tem o significado de ter algo raro que não se consegue facilmente. Isso é a atradução de ARIGATAI no Chat GPT. É quando você recebe um favor ou algo bom e sente gratidão no coração. Esse é o ARIGATAI.

O ATARIMAE significa algo tão óbvio, ou normal.  Não é algo que causa gratidão especial, pois é considerado natural ou certo.  Por exemplo, se a sua mãe, prepara a sua marmita todos os dias, para você ir trabalhar ou ir para escola, e se você achar que é uma obrigação dela, isso é ATARIMAE. Mas se pensamos, “Nossa! Ainda bem que ela faz a marmita para mim todos os dias”. Ai, isso se torna ARIGATAI. Deu para entender?

 

Então vou dar um exemplo de ARIGATAI e ATARIMAE que aconteceu na minha casa. Como todos sabem, a minha mãe quebrou o femur há algumas semanas, e ela foi fazer a cirurgia. Tudo correu muito bem, muito bem mesmo. A cirurgia a gente acaba pensando que é tudo assim, que todos que fazem a cirurgia, voltam bem e tudo volta a ser como antes. E a cirurgia da minha mãe correu tudo tranquilo, ela voltou para casa e estava tudo certinho.

Outro dia minha irmã que trabalha no mesmo hospital, estava contando que uma outra senhora foi fazer a mesma cirurgia que a minha mãe. Esta senhora, tinha a mesma idade da minha mãe, mas não com tantos problemas de saúde como a minha mãe que tem colesterol alto é diabética e tem pressão alta.

A cirurgia desta senhora correu tudo bem, mas na sala de espera para entrar na UTI, teve uma piora, teve uma embolia pulmonar, não resistiu e faleceu. Foi quando pensei, “Nossa! A minha mãe que tem tantos problemas ficou super bem. Então o que era ATARIMAE virou ARIGATAi. Sentimos uma grande gratidão por ela estar bem.

Aconteceu um outro fato, na mesma situação, a minha mãe fez o retorno e a minha irmã estava acompanhando, quando encontraram um rapaz que estava perto, que perguntou para a minha irmã se a minha mãe estava bem. E ela respondeu que estava tudo bem. A minha irmã não o conhecia, mas o rapaz disse que viu a minha mãe no dia em que fez a cirurgia, porque ele também havia feito uma cirurgia na perna.

Então a minha irmã perguntou se ele estava bem, e do porque ele estava ali, e ele respondeu que havia dado uma infecção na perna dele, e provavelmente teria que fazer uma nova cirurgia .

É interessante porque a minha mãe tem diabetes, e quem tem diabetes normalmente a cicatriz não fecha, mas o dela correu super bem. Fechou tudo, tanto que na outra semana já estava tirando os pontos. Tudo certinho e hoje ela tá super bem .

Então, até então o que achavamos que a cicatriz fechar era uma coisa normal,  ela se recuperar é normal, na verdade não é. É uma gratidão muito grande por ter conseguido fechar todos os pontos.

A gente vai conversando com as pessoas, e tem muita coisa relacionada com o que acontece com a gente.  A mãe de uma pessoa que encontrei na feira, fez a mesma cirurgia do femur em janeiro, e a minha mãe operou em abril. Eu perguntei a ela de sua mãe, se estava bem, e se já estava andando, pois era uma senhora que andava normalmente. Ela me respondeu que ela está usando fralda de manhã e a noite, e não anda, pois está acamada desde então.

Eu me assustei, pois a minha mãe já começou a fazer a fisioterapia, ela dá alguns passos e já tirou a fralda de manhã, está mais independente, e só usa fralda a noite, como sempre foi.

A minha mãe que fez a cirurgia em abril já está até andando e ainda a gente estava reclamando que não está andando bem.

Se pensarmos bem, realmente é uma gratidão muito grande por ela estar desse jeito. A gente fica reclamando mas na realidade ela está muito bem. E começamos a enxergar o outro lado.

 

Na Tenrikyo, também pesquisando no Chat GPT, a palavra Gratidão é muito importante. Porque na Tenrikyo, o corpo já é uma graça de Deus-Parens, pois se pensarmos no respirar, o sobreviver é tudo uma gratidão. Então na Tenrikyo o que é importante é refletir no coração para que a gente diminua o espírito de insatisfação e arrogância. E se começarmos a transformar o nosso pensamento em gratidão, a gente pode transformar o nosso espirito.

Por último eu ia contar uma historinha, esse não é do chat gpt,  eu pesquisei um pouco. O título é “A dor e o lago”

Certa vez, um jovem, muito triste pelos acontecimentos em sua vida resolveu procurar um mestre sábio para pedir conselhos. Ao contar a sua história, o mestre pediu ao jovem que enchesse a sua mão de sal. Ele fez o que foi pedido, e em seguida o mestre pediu que ele bebesse um gole dessa água. O jovem já sabendo como seria o gosto, bebeu água e fez uma cara feia. Como está o gosto? Perguntou o mestre. Horrível! Respondeu. Em seguida o mestre levou o jovem até um lago e pediu que ele colocasse uma mão cheia de sal na água. O jovem fez o que ele pediu, em seguida pediu que ele bebesse a água, e o jovem obedeceu. Como estava o gosto? perguntou o mestre. Bom, ele respondeu. Sentiu o gosto do sal? Não, respondeu.

Os dois se sentaram na beira do lago e o mestre falou, “Em nossa vida a dor é inevitável. Todos passamos por isso, porém o sabor da dor depende onde colocamos, quando você sofrer você deve aumentar a percepção das coisas boas que acontece na sua vida. deixe de ser um copo e comece a ser um lago”.

Muito obrigado.



Foto com Shimbashira sama

Hinokishin na Sede Dendotyo