Festa da Amizade |
Boa tarde a todos.
Primeiramente gostaria de agradecer a dedicação de todos durante a minha ausência, e a do condutor da igreja Tsu Suzano, que foi em razão do regresso a Jiba no mês de julho. E também na dedicação à barraca do Yakissoba, ao encontro no dia de atividade de todos os Yoboku e do curso de um dia realizado nesta igreja. Os meus sinceros agradecimentos.
Neste regresso pudemos fazer a reverência bem próximo do Kanrodai, onde pudemos assistir o serviço das máscaras, que é a representação das 10 providências no momento da criação dos seres humanos. E também tivemos ohakobi, que é o recebimento da permissão de Oyassama para a construção do salão.
No mês de julho tivemos o nascimento de mais um Yoboku, a Sayuri Kawamorita recebeu o dom do Sazuke no dia 22 de julho. E as crianças voltaram do regresso a Jiba radiantes de alegria. Jiba é um lugar mágico onde nós voltamos com as energias renovadas.
Este ano, o regresso, também foi fantástico . Espero que muitas pessoas possam regressar em 2026, na celebração dos 140 anos do ocultamento fisico de Oyassama
O mês de setembro é o mês internacional do espargimento da fragrancia da fé. O mes da divulgação.
Há alguns meses houve uma palestra em Jiba que falou um pouco sobre a divulgação. A palestra dizia o seguinte:
Uma simples palavra muda a vida de uma pessoa. Em junho do ano passado, uma pessoa recebeu a permissão de se tornar condutor de igreja. Esta pessoa é uma pessoa que a vida mudou completamente através de uma simples palavra. Gostaria de falar um pouco sobre esta pessoa.
Há 11 anos, esta pessoa estava tentando expandir seu negócio, mas as coisas não fluiram conforme desejado, e a ansiedade estava tomando conta do seu coração, sentindo-se mentalmente abalado. Em dificuldade, e com apenas 200 dólares, estava se dirigindo, sem rumo, ao norte com a sua esposa. No meio do caminho casualmente desceram na estação de Yokohama. Este dia e este lugar mudaram completamente a vida do casal.
Este dia era o dia 28 de setembro, o dia internacional da divulgação. Quando estavam sentados numa praça, inusitadamente receberam um panfleto. No panfleto havia algo sobre a Tenrikyo. Já haviam ouvido falar da Tenrikyo, mas nunca haviam tido nenhum contato. Lendo as palavras “terra natal” e “bem vindos de regresso” neste panfleto, sentiram algo tocar o coração. Como eles não tinham nenhum destino específico, o casal resolveu ir. Então, de lá se dirigiram para Nara. Chegaram na estação de Nara no dia 29 à noite, mas sem dinheiro para pagarem um hotel, dormiram ao relento perto de uma lagoa, e no dia seguinte, seguiram para Tenri.
Chegaram pela primeira vez no santuário da Sede, e foram direcionados para o responsável pela salvação, o Tassuke gakari. E lá encontraram-se com o diretor da Sede Takehiko Nakata. Este dia era um dia de fortes ventos de tufão. E o marido comentou que eles estavam sem dinheiro e não tinham um destino certo… e perguntou, “será que não há um lugar neste recinto, onde nós possamos passar a noite”? Foi quando o reverendo Nakata respondeu, “entendi” e indicou um lugar onde poderiam ficar por 2 ou 3 dias.
Este lugar, era a Igreja Mor Umetani, que fica na cidade de Nara. Era onde morava a sua esposa antes de se casar. Então o casal se dirigiu imediatamente à Igreja Mor Umetani e durante um mês receberam muitos favores de muitas pessoas desta igreja. Neste meio tempo foram indagados se não gostariam de cursar o Shuyoka. A esposa sentiu um forte desejo de fazer este curso, então, os dois resolveram fazer o curso shuyoka que tem a duração de 3 meses, em Jiba.
Quando estavam para ir ao shuyoka, os amigos da igreja Mor disseram “Voltem novamente aqui”. Naquele momento o marido disse que pensou “Puxa! Eu tenho um lugar que posso voltar”, sentiu uma sensação de segurança no coração.
Após terminar o shuyoka, o casal resolveu morar na igreja Mor. 5 anos após, o marido foi para a casa de missionamento de Niigata, e a esposa para a casa de missionamento de Ehime. Após encerrarem as atividades na casa de missionamento, os dois voltaram à dedicação ao caminho mais uma vez, juntos.
Enquanto trilhavam o caminho, há dois anos, quando foram ajudar numa cerimônia mensal de uma igreja que não tinha condutor, receberam a proposta do condutor da igreja mor sobre se tornar condutor desta igreja. Eles ficaram sem saber o que responder, por não saber se uma pessoa que conheceu a Tenrikyo “recentemente” poderia realmente assumir esta responsabilidade, e ficou sem dar a resposta por um ano.
Então qual foi a razão dele ter aceitado essa proposta? Quando eles estavam cursando o shuyoka, o reverendo Nakata havia dito: “Espero ansiosamente e com alegria o dia em que vocês se tornarem condutores de igreja ao passarem alguns anos” Estas palavras ficaram guardadas no coração deles por muitos anos, e eles queriam retribuir o grande acolhimento do reverendo Nakata de alguma forma. Mas na realidade, o reverendo Nakata nesta época estava adoecido. Então o marido pensou “É agora ou nunca!”
Desta forma, em junho do ano passado o marido recebeu a permissão de se tornar o condutor desta igreja.
Como se, assistindo a imagem desta pessoa se tornar um condutor de igreja, o reverendo Nakata no mês de julho veio a retornar. E o marido então aliviado pensou “Que bom que deu tempo”. Para esta pessoa, trilhar o caminho como condutor de igreja a partir de agora é o modo de poder retribuir toda a atenção e acolhimento que recebera. Naquele dia, ao descerem casualmente do trem, um simples panfleto que lhes foi entregue atraiu o casal até Jiba. E as simples palavras do reverendo Nakata mudaram completamente a vida dos dois.
Com certeza, não há nada de inválido numa explanação. Mesmo que não consigamos passar os ensinamentos, a razão ficará. É uma semeadura. É uma forma de dedicação futura. Sendo assim, explanar mesmo que seja uma simples palavra é o mais importante. Estamos na época oportuna dos 3 anos, mil dias, dos 140 anos do ocultamento físico de Oyassama, vamos explanar ao maior número de pessoas este maravilhoso ensinamento. E poder ligar o coração a Jiba, o local da salvação, para que possam evoluir a ponto de serem salvos. Desejo que este seja o trabalho que os yoboku possam realizar.
Sendo assim, no mês internacional do espargimento da fragrância, em setembro, no dia da cerimônia mensal, dia primeiro, gostaria de compartilhar este momento com todos os senhores, fazendo uma programação um pouco diferente. Logo após a cerimônia mensal, sem a palestra final, faremos a reverencia para terminar, e logo ao terminarmos a arrumação, com todos juntos, gostaria de caminhar nos arredores da igreja e distribuirmos o panfleto da divulgação. E fazer um almoço de confraternização logo ao voltarmos.
Alguns comunicados:
Como já informado, a pechincha foi adiada para o dia 29 de setembro, portanto se tiverem algo em casa que não esteja sendo mais de utilidade, e se puderem doar para a igreja, gostaríamos de transformá-lo em ajuda para a obra.
Lembrando a todos que me comuniquem a quantidade de ossazuke, da divulgação, da palestra na rua, e também da dança dos 12 hinos realizada pelos senhores para que eu possa informar a igreja superior Inmutsu.
E para encerrar, como eu disse no começo, e também no grupo, recebemos a permissão de Oyassama para a construção do salão. Mas a parte burocrática da prefeitura está um pouco complicada. Sendo assim, gostaria de realizar agora, o Serviço de Solicitação com todos os senhores para que esta obra possa ser concretizada sem nenhum contratempo.
E depois disso, para quem quiser receber o ossazuke, gostaria que permanecessem no salão para que eu e mais pessoas possamos ministrar o ossazuke.
Conto com a colaboração de todos.
Muito obrigado.
Festa da Amizade |
Festa da Amizade |
Festa da Amizade |
Festa da Amizade |
Sayuri Kawamorita recebeu o dom do Sazuke |
Sayuri Kawamorita recebeu o dom do Sazuke |
Regresso das crianças a Jiba |
Regresso das crianças a Jiba |
Regresso das crianças a Jiba |
Divulgação |