A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

segunda-feira, 27 de maio de 2024

INFORMATIVO Nº 255 - ABRIL DE 2024


Ouro no concurso das bandas de koteki

 


Muito bom dia a todos.


Estamos terminando de realizar a Cerimônia de abril. Agradeço a todos pela presença no dia de hoje na Igreja Tsu Hakuryu. 

Este mês é o mês em que a Oyassama completa 226 anos de idade. 

Do ponto de vista humano, o nascimento de Oyassama foi em 18 de abril de 1798, porém, segundo o Shimbashira II, tomando como base o Ofudessaki, afirmou que a data natalícia de Oyassama como Parens da Vida-Modelo teria sido em 26 de outubro de 1838. 

A Oyassama após o seu casamento adiantava-se voluntariamente em todos os afazeres do lar. Levantava-se cedo, preparava a refeição da manhã e, durante o dia todo, executava os serviços domésticos como cozinhar, lavar roupas, costurar, bordar e tecer. Além disso, fazia o plantio de mudas de arroz no campo irrigado, capinação e colheita, e a semeadura e colheita de trigo, nada havendo que não fizesse. Só não executou a lavração do campo e a escavação de valetas, que eram serviços braçais pesados, destinados exclusivamente aos homens; fez todos os demais trabalhos agrícolas. 

Nesse tempo, na Aldeia de Shoyashiki e nas redondezas cultivava-se algodão em grande quantidade. Falava-se que a capacidade normal de arrancar pés de algodão era de cerca de 2.000 m2 por dia para os homens e 1.500 para as mulheres, mas Oyassama arrancava 2.500, trabalhando o dobro das outras.


“A essência do trabalho está em aliviar o próximo.”

Esta frase é, como todos sabem, palavras de Oyassama. 

O mestre Yamoti, disse que se espantou na gestão do primeiro-ministro Ikeda,  quando ele pronunciou num dos seus discursos de ano-novo: “Este ano trabalhemos de maneira a aliviar o próximo.” 


Na semana passada acabei de comentar com as crianças do koteki sobre os staffs. Que eles estavam dedicando o tempo deles para os outros. E essa dedicação é que faz com que Deus conceda bons caminhos para estas pessoas. 

Conheço muitas pessoas que trabalham guardam o seu dinheiro, para passar férias em algum lugar, uma vez por ano. Trabalham com este objetivo de vida. Não é errado, mas a Oyassama nos ensinou que existe a alegria conduzida por Deus e existe a alegria egoística individual. Animando todos é que se diz alegria real. 


Há o trabalho egoísta que visa só o bem-estar próprio, e o realizado pensando em prestar auxílio ao próximo. Bem, existe uma grande diferença entre os dois, pois um é o trabalho que corresponde à razão celeste e o outro não. 

Por outro lado, visar lucro é trabalhar ou faturar?” Isso também é algo que depende do fator acima, isto é, se o coração da pessoa está de acordo ou não com a razão celeste. O fato de Oyassama ter sido trabalhadora foi uma lição de trabalho no seu sentido real, e não no de visar lucros. 


Mudando de assunto, este mês vou falar do episódio 163, “Irmãos Entre Irmãos”

Certa ocasião, Oyassama ensinou:

“Aqueles que moram nesta Residência são irmãos entre irmãos. Se são irmãos, quando um diz: ‘vou hoje a tal lugar’, aqueles que estiverem juntos, olharão entre si para ver de quem é o melhor quimono. Quem estiver com o melhor, dirá: ‘Vá vestido com este.’ Ainda, mesmo que seja uma ou duas moedas, quem as tiveram contribuirão dizendo: ‘Leve isto para suas despesas.’ Assim é que devem ser os irmãos.”


Irmãos entre irmãos significa que todas as pessoas do mundo são irmãos entre si, porém indica aqueles que estão mais próximos. Está explicando a importância do espírito de ajuda e de salvação mútua.

Quando nós éramos mais novo, não tínhamos tantas roupas como agora, e me lembro que quando o meu irmão Haruo fez a festa de noivado, naquele dia ele foi com a minha camisa marrom de manga comprida. 

Mesmo o Mitsuru, a sua roupa social foi do Mutsuo que emprestou para o Massayuki, que emprestou para o Ryuji, que emprestou para ele agora. 

Para nós da Igreja Tsu Hakuryu, também gostaria que fosse desta forma, todos nós como irmãos entre irmãos, e sempre nos ajudando mutuamente. 


Muito obrigado.


Comunicado:

Em julho deste ano teremos a visita do Daisukesama na Assembleia da Associação dos Moços e das Senhoras, gostaria da força de todos para que possamos alegrar a vinda do Daisukesama. E nesta ocasião estamos querendo montar uma barraca de Yakisoba. 

Em julho também haverá o hinokishin internacional comemorativo em Jiba: O Seminário de Oyassato; e o Regresso das crianças a Jiba.

Em outubro deste ano teremos o curso Kente koshu segunda parte em português, é uma oportunidade bastante rara, pois é muito difícil ter este curso em português, normalmente é com tradução simultânea.

Em novembro teremos a visita de Doutrinação da Igreja Mor, promovida pela Sede, para o segundo ano do período de 3 anos mil dias.


Ouro no concurso das bandas de koteki

Hinokishin no Museu do Ipiranga

Hinokishin no Museu do Ipiranga

Hinokishin no Museu do Ipiranga

Venda de Takoyaki pelo AJT

Divulgação em Biritiba Mirim

Divulgação na CD Brasil Yushin

Cecília cursando o Kente Koshu

Aniversário da Oyassama

Aniversário da Oyassama

Aniversário da Oyassama

Mitsuru cursando o TLI

Participação no Akimatsuri