Ouro no concurso das bandas de koteki
Muito bom dia a todos.
Estamos terminando de realizar a Cerimônia de abril. Agradeço a todos pela presença no dia de hoje na Igreja Tsu Hakuryu.
Este mês é o mês em que a Oyassama completa 226 anos de idade.
Do ponto de vista humano, o nascimento de Oyassama foi em 18 de abril de 1798, porém, segundo o Shimbashira II, tomando como base o Ofudessaki, afirmou que a data natalícia de Oyassama como Parens da Vida-Modelo teria sido em 26 de outubro de 1838.
A Oyassama após o seu casamento adiantava-se voluntariamente em todos os afazeres do lar. Levantava-se cedo, preparava a refeição da manhã e, durante o dia todo, executava os serviços domésticos como cozinhar, lavar roupas, costurar, bordar e tecer. Além disso, fazia o plantio de mudas de arroz no campo irrigado, capinação e colheita, e a semeadura e colheita de trigo, nada havendo que não fizesse. Só não executou a lavração do campo e a escavação de valetas, que eram serviços braçais pesados, destinados exclusivamente aos homens; fez todos os demais trabalhos agrícolas.
Nesse tempo, na Aldeia de Shoyashiki e nas redondezas cultivava-se algodão em grande quantidade. Falava-se que a capacidade normal de arrancar pés de algodão era de cerca de 2.000 m2 por dia para os homens e 1.500 para as mulheres, mas Oyassama arrancava 2.500, trabalhando o dobro das outras.
“A essência do trabalho está em aliviar o próximo.”
Esta frase é, como todos sabem, palavras de Oyassama.
O mestre Yamoti, disse que se espantou na gestão do primeiro-ministro Ikeda, quando ele pronunciou num dos seus discursos de ano-novo: “Este ano trabalhemos de maneira a aliviar o próximo.”
Na semana passada acabei de comentar com as crianças do koteki sobre os staffs. Que eles estavam dedicando o tempo deles para os outros. E essa dedicação é que faz com que Deus conceda bons caminhos para estas pessoas.
Conheço muitas pessoas que trabalham guardam o seu dinheiro, para passar férias em algum lugar, uma vez por ano. Trabalham com este objetivo de vida. Não é errado, mas a Oyassama nos ensinou que existe a alegria conduzida por Deus e existe a alegria egoística individual. Animando todos é que se diz alegria real.
Há o trabalho egoísta que visa só o bem-estar próprio, e o realizado pensando em prestar auxílio ao próximo. Bem, existe uma grande diferença entre os dois, pois um é o trabalho que corresponde à razão celeste e o outro não.
Por outro lado, visar lucro é trabalhar ou faturar?” Isso também é algo que depende do fator acima, isto é, se o coração da pessoa está de acordo ou não com a razão celeste. O fato de Oyassama ter sido trabalhadora foi uma lição de trabalho no seu sentido real, e não no de visar lucros.
Mudando de assunto, este mês vou falar do episódio 163, “Irmãos Entre Irmãos”
Certa ocasião, Oyassama ensinou:
“Aqueles que moram nesta Residência são irmãos entre irmãos. Se são irmãos, quando um diz: ‘vou hoje a tal lugar’, aqueles que estiverem juntos, olharão entre si para ver de quem é o melhor quimono. Quem estiver com o melhor, dirá: ‘Vá vestido com este.’ Ainda, mesmo que seja uma ou duas moedas, quem as tiveram contribuirão dizendo: ‘Leve isto para suas despesas.’ Assim é que devem ser os irmãos.”
Irmãos entre irmãos significa que todas as pessoas do mundo são irmãos entre si, porém indica aqueles que estão mais próximos. Está explicando a importância do espírito de ajuda e de salvação mútua.
Quando nós éramos mais novo, não tínhamos tantas roupas como agora, e me lembro que quando o meu irmão Haruo fez a festa de noivado, naquele dia ele foi com a minha camisa marrom de manga comprida.
Mesmo o Mitsuru, a sua roupa social foi do Mutsuo que emprestou para o Massayuki, que emprestou para o Ryuji, que emprestou para ele agora.
Para nós da Igreja Tsu Hakuryu, também gostaria que fosse desta forma, todos nós como irmãos entre irmãos, e sempre nos ajudando mutuamente.
Muito obrigado.
Comunicado:
Em julho deste ano teremos a visita do Daisukesama na Assembleia da Associação dos Moços e das Senhoras, gostaria da força de todos para que possamos alegrar a vinda do Daisukesama. E nesta ocasião estamos querendo montar uma barraca de Yakisoba.
Em julho também haverá o hinokishin internacional comemorativo em Jiba: O Seminário de Oyassato; e o Regresso das crianças a Jiba.
Em outubro deste ano teremos o curso Kente koshu segunda parte em português, é uma oportunidade bastante rara, pois é muito difícil ter este curso em português, normalmente é com tradução simultânea.
Em novembro teremos a visita de Doutrinação da Igreja Mor, promovida pela Sede, para o segundo ano do período de 3 anos mil dias.
Ouro no concurso das bandas de koteki |
Hinokishin no Museu do Ipiranga |
Hinokishin no Museu do Ipiranga |
Hinokishin no Museu do Ipiranga |
Venda de Takoyaki pelo AJT |
Divulgação em Biritiba Mirim |
Divulgação na CD Brasil Yushin |
Cecília cursando o Kente Koshu |
Aniversário da Oyassama |
Aniversário da Oyassama |
Aniversário da Oyassama |
Mitsuru cursando o TLI |
Participação no Akimatsuri |