A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

domingo, 26 de abril de 2015

INFORMATIVO Nº 151 - ABRIL DE 2015


Com empenho de todos para o concurso de 2015

Como o tempo passa rápido! Já estamos no mês de abril. No Japão, logo começa a esquentar. Dia 18 de abril, é o dia em que nasceu a Oyassama e, no dia 19, é realizado a Assembleia Geral das Senhoras em Jiba.

Na Sede Missionária Dendotyo do Brasil, no dia 11 de abril, na parte da manhã, será realizado o treino do Serviço Sagrado. Para este treino, são escaladas crianças de até 15 anos, para tocar os instrumentos musicais e praticar a dança sagrada, sendo dividido em 2 hinos para cada regional. Tudo isso é assistido pelo Primaz.

À tarde, será realizado o concurso de koteki. Cada regional tocará 2 músicas, sendo uma obrigatória e outra de escolha livre. Estou muito ansiosa.

Após o concurso, teremos o “Tenri Matsuri”, com muitas barracas de comidas e, além disso, haverá apresentações de karaokê e dança. Gostaria de convidar a todos para esse evento.

Em Mogi das Cruzes, nos dia 12, 13, 18 e 19 de abril, será realizado o Akimatsuri, onde a regional do Alto Tietê irá vender guioza, yakitori, lamen e yakissoba. Vamos todos colaborar com esse evento.

E, no dia 1º de maio, no museu do Ipiranga, será comemorado o dia do hinokishin. Não se esqueçam de levar a vassoura e a pá. (Michiyo Ishii)
 

VAMOS PENSAR UM POUQUINHO
 

SERÁ QUE O SEU PENSAMENTO ESTÁ SEMPRE CORRETO?
 

Se colocarmos óculos de lentes vermelhas, vamos enxergar o mundo vermelho.

Se usarmos óculos de lentes escuras, o mundo ficará escuro.

Se mudarmos as lentes, o modo de enxergar o mundo também mudará.

Como as lentes dos óculos, cada pessoa possui a sua cor. E essa cor é diferente para cada pessoa.

- Isto é vermelho!

- Não, é preto!

As brigas e as discussões começam desse modo. Por exemplo:

- Se pensar em todos os colegas da classe, acho melhor fazer assim.

- Se realmente pensar nos colegas, penso que é melhor fazer desse outro jeito.

Muitas vezes, acontece das duas ideias serem totalmente opostas.

Sem perceber, a pessoa tenta fazer prevalecer somente a sua opinião, esquecendo e ignorando a opinião dos outros.

Certa vez, Oyassama disse a Izo Iburi:

- Mesmo as coisas consideradas realmente retas por todas as pessoas do mundo, quando verificadas com a régua do céu, apresentam falhas.

Por isso, nesses momentos, vamos deixar um pouco de lado a ideia ou a opinião própria e pensar através do ensinamento de Oyassama. Se chegar à conclusão de que o seu pensamento não está totalmente correto, a resposta estará à sua frente.

Com certeza, haverá uma ótima solução para poder satisfazer e contentar a todos.
 

EPISÓDIOS DA VIDA DE OYASSAMA
 

59. FESTA
 

Em janeiro de 1878, Koisso Yamanaka (posteriormente Ie Yamada), com 28 anos de idade, foi chamada para servir Oyassama e ouviu dela a seguinte explicação sobre a razão do dia 26:

“Festa (matsuri) é uma razão de espera (Matsuri, onde Matsu = esperar/ Ri = razão). Portanto, no dia 26, não deve fazer coisa alguma desde a manhã. Nesse dia, estará bem ficando a contentar-se com a graça do Parens: ‘É excelente, é excelente’.”

Koisso tinha como rotina diária costurar as vestes vermelhas e pentear os cabelos da Oyassama; porém, o corte do tecido era sempre feito pela própria Oyassama, que lhe entregava.

Na manhã de 28 de abril de 1878, ou seja 26 de março no calendário lunar, alguns meses após ter começado a servi-la, Koisso terminou a limpeza e como era ainda muito cedo, solicitou: “Oyassama, gostaria de costurar as vestes vermelhas, pois é um desperdício se nada fizer desde manhã cedo.” Oyassama pensou por um momento e disse:

“Está bem!”

Agilmente, cortou o tecido vermelho e entregou-o a Koisso.

Esta, contente por conseguir um trabalho, começou imediatamente a costurar, mas mal fez um ou dois pontos, repentinamente o seu redor ficou escuro, e tal era a escuridão que não se distinguia nem o branco do preto em plena luz do dia. Assustada, chamou por Oyassama e
determinou o espírito: “O pensamento de que era um desperdício, na verdade, não correspondia à razão. Deixarei para amanhã a costura das vestes vermelhas.” Prontamente, a claridade voltou e a anomalia extinguiu-se.

Mais tarde, ao comunicar o fato a Oyassama, ela disse:

“Fiz o corte porque Koisso disse-me que era desperdício ficar sem fazer nada desde a manhã; porém, realmente, no dia 26, não é preciso fazer, nem deve fazer outra coisa senão o serviço sagrado, além de varrer e passar pano.”
 

PALAVRAS DA ÉPOCA OPORTUNA
 

A função de cada alma

Fiz a saudação na cerimonia de posse de um condutor numa igreja. A época oportuna foi depois de 50 anos, o clamor do novo condutor ressoa por todos os lados. Cada alma nasce com mérito da sua função.

A função de cada alma significa visar a vida plena de alegria e felicidade. (Condutor da Igreja Mor Tsu - Hatsuo Kubo)