A IGREJA

R. Jose Virgilio da Silva, 392 Vila Jundiai - Mogi das Cruzes - SP

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

INFORMATIVO 149 - FEVEREIRO DE 2015


Grande Cerimônia de Janeiro - com a visita doutrinária do Dendotyo
 
O curso estudantil deste ano foi realizado do dia 06 a 11 de janeiro. O número de participantes foi de 175 pessoas e, dentre os participantes, 9 foram desta igreja. Além dessas pessoas, muitas outras também foram praticar o hinokishin no Dendotyo. Muito obrigado a todos.

No Curso de Formação Espiritual (Shuyokai), participam 3 pessoas desta igreja, e o condutor desta Igreja foi um dos professores do curso em português, e o Primeiro Condutor como professor do curso em japonês. Foi muito gratificante.

Do dia 23 a 25 de janeiro, foi realizado o Encontro Infantojuvenil (Tsudoi). Foram 379 crianças e da regional do Alto Tiete foram enviados 2 ônibus.

E, finalmente encerraram-se as atividades do mês de janeiro.

Este ano, é o ano da reta final da celebração dos 130 anos de Ocultamento Físico de Oyassama.

O Shimbashira sama disse as seguintes palavras: “Para salvar o próximo, basta que desejem salvar essa pessoa. Para cada pessoa existe uma forma própria de realizar a salvação. Portanto, gostaria que todos praticassem a salvação.”

Falta apenas 1 ano. Vamos nos esforçar ainda mais. (Michiyo Ishii)

 

VAMOS PENSAR UM POUQUINHO

Sentindo as providências de Deus-Parens, vamos viver a Vida Plena de Alegria!

 

Quando termina o inverno e chega a primavera, podemos sentir um certo calor no vento que sopra lá fora. Assim, vocês, que estavam encolhidos dentro de casa, debaixo das cobertas ou cheios de blusas, já podem colocar roupas mais leves e brincar lá fora com saúde, não é?

É a mesma coisa com os bichos que ficam dormindo dentro da terra durante o período frio.

Esses bichos que estavam quietos dentro da terra, sem se mexer durante o inverno, começam a rastejar fora da terra à procura de alimentos.

Por que será que os bichos ficam dentro da terra durante o inverno? É porque a terra é o ambiente ideal para os bichos nessa época. Em primeiro lugar, é um lugar quentinho. A terra recebe os raios do sol e armazena o calor. A isso chamamos de“ calor da terra”. Quanto de calor?

Existem lugares, onde o frio é mais intenso durante o inverno, em que as pessoas armazenam verduras dentro da terra para que não congelem.

Dessa forma, não só para seres vivos, como os bichos, mas também para os vegetais, a terra é o ambiente ideal para que possam crescer.

Além de ser quentinha, na terra penetra grande quantidade da chuva e da neve que cai do céu.

Também contém muitos nutrientes.

As árvores e plantas espalham suas raízes amplamente pela terra e crescem absorvendo bastante água e nutrientes. Assim, germinando para fora da terra, envoltos pelo ar, iluminados pelo sol e absorvendo a chuva, crescem e dão flores e frutos.

Tanto dentro da terra como fora dela, transborda a providência de Deus-Parens. Todos os seres que têm vida são vivificados e crescem graças ao trabalho de Deus-Parens.

Sempre sentindo as providências de Deus-Parens, vamos caminhar rumo à vida plena de alegria com rostos felizes, cheios de gratidão e contentamento.

  

EPISÓDIOS DA VIDA DE OYASSAMA

57. O menino deve ser acompanhado pelo pai

No verão de 1877, Narazo Yaoi, com nove anos de idade, da Vila de Izu-Shitijo, Região de Yamato, foi brincar com dois ou três amigos da vizinhança, no Rio Saho que corria ao oeste da vila, quando foi picado no órgão genital por um sanguessuga. Na ocasião, não sentiu tanta dor, porém, passados dois a três dias, começou a inchar muito. Não doía propriamente, mas os pais, preocupados por ser um local bastante delicado, levaram-no ao médico, fizeram preces e evocações, tentando os mais diversos tratamentos; no entanto, não houve nenhuma melhora.

Nessa época, a tia de Jirokiti Kita, Ko Yaoi, e a mãe de Issaburo Massui, Kiku, ambas da mesma vila, as quais já seguiam fervorosamente esta fé, aconselharam Koto, avó do menino, a iniciar-se também nesta fé. Ela, por ser já de natureza muito religiosa, concordou imediatamente. Contudo, Sogoro, pai do menino, era um lavrador interessado apenas na sua profissão e até ria dos que tinham fé. Assim, Koto chegou a dizer-lhe: “Ou deixaremos de comemorar o meu sexagésimo aniversário(1) ou você entra na fé. Qual prefere?” Desse modo Sogoro concordou finalmente em iniciar-se na fé. Era janeiro de 1878.

Então, Koto regressou a Jiba, levando o neto Narazo, e encontraram-se com Oyassama, que vendo a parte enferma, disse as seguintes palavras:

“O pilar da família, o problema no pilar. Ficará bom, segundo o espírito.”

Depois disso, de três em três dias, a avó Koto e a mãe Naka, revezando-se, levaram o menino percorrendo o caminho de cerca de seis quilômetros. No entanto, não recebia a graça convincente.

Em meados de março de 1878, quando Koto visitava com o menino, Tyussaku Tsuji disse-lhe: “Foi-nos explicado que:

‘Um menino deve ser acompanhado pelo pai.’ Que o senhor Sogoro venha uma vez, trazendo-o.”

Assim, voltando para casa, Koto contou esse fato ao Sogoro e pediu: “Peço que vá sem falta.” Desta maneira ele visitou Jiba, levando o filho, no dia 25 de março, voltando ao entardecer.

Na manhã seguinte, o local inflamou-se inexplicavelmente tal como no início da enfermidade, mas, na manhã do dia 28, recebeu a graça da completa cura. Indescritível foi à alegria de toda família. Também, Narazo, com dez anos na ocasião, ficou profundamente emocionado e isso se tornou a base de uma sólida fé, inalterável por toda vida.

(1) Evento socialmente importante da época segundo costume japonês.

 

PALAVRAS DA ÉPOCA OPORTUNA

Brotamento.

No final do ano passado, foi realizada a visita de doutrinação da Sede. Nesta época oportuna recebemos novamente a razão de uma semente. A semente não plantada, não brota.

Brotamento é o aspecto da graça que provém da semente plantada com o coração sincero.  (Condutor da Igreja Mor Tsu - Hatsuo Kubo)

 
Comunicado

 
06/02 - Caravana para o Dendotyo. (Vamos animar o Dendotyo todos os meses)

25/02 - Divulgação 9:00 ~ 11:00h (Não pense que você não pode)

27/02 - Reunião Mensal do Yonomotokai (Todos são convidados)

Shuyokai - janeiro 2015