Visita do Rev. Yoshio Watanabe e Shoiti Nakano
|
O mestre Izou Iburi, recebia orientações diretamente da Oyassama. No livro Episódios da Vida de Oyassama, temos o seguinte episódio: “Certa vez, Oyassama, dirigindo-se a Izo Iburi, disse: “Senhor Izo, abra a mão.” Ele, ao abrir a mão, ela pegou três grãos de arroz em casca e pôs em sua mão um a um dizendo: “Este é levantar cedo, este é honestidade e este é trabalho.” E continuou: “Deve segurar firmemente estes três e agir de modo que não os perca.” Izo passou toda a sua vida cumprindo esse ensinamento.”
O mestre Iburi praticou durante toda a sua vida aquilo que Oyassama havia lhe dito. Pode se dizer que, acordar cedo é a semente da saúde, honestidade é a semente da relação entre as pessoas e trabalho a semente da vida, mas, além disso, essas são as três sementes da vida plena de alegria e felicidade, e a base da caminhada na fé para o acumulo de méritos.
Noutro episódio relacionado com esse, Oyassama conta a seguinte história à filha primogênita do mestre Iburi.
“Levantar cedo, ser honesto e trabalhador. Há uma grande diferença de mérito entre ser acordado e acordar os outros de manhã. Trabalhar e falar bem dos outros sem ser notado é honestidade. A pessoa que não põe em pratica o que lhe foi solicitado se torna uma mentira. Trabalhar um pouco mais além do normal, não é ambição, mas sim, o verdadeiro trabalho.” Oyassama ensina que há uma grande diferença de mérito entre ser acordado e acordar os outros de manhã; que trabalhar e falar bem dos outros sem ser notado é honestidade, e consequentemente se torna mérito, portanto, em casos opostos não há mérito; que não há mérito quando, apesar de saber sobre o ensinamento, não o pratica, tornando-se então mentira, mas, se praticar o que se ouve, consequentemente isso se torna mérito.
No mundo, há muitas pessoas que acreditam que não é possível ser feliz sem dinheiro ou bens. Entretanto, embora se tenha muito dinheiro, sem méritos acumulados ele acaba desaparecendo em razão de furtos, perdas, doenças ou problemas circunstanciais. Isso acontece em virtude do grande amor parental de Deus Parens, que deseja a vida plena de alegria de todos os seus filhos. Acredito que este desejo de salvar e proteger, não é somente voltado ao seguidor da Tenrikyo. Este desejo é de salvar toda humanidade.
Como a chuva, em qualquer lugar do mundo chove igualmente sem discriminação.
Se colocar num local plano, ao ar livre um copo de beber água, um balde utilizado na limpeza, e um tambor de gasolina, etc., ao chover durante metade de um dia, todos os três objetos ficarão cheios com a água da chuva. Mas, se analisar qual dos recipientes ficará mais cheio, logicamente será o tambor que é maior.
Por exemplo, aquele que tem o mérito do tamanho de um copo, ao receber de Deus, a graça da saúde, como o copo é pequeno, somente com isso ficará totalmente cheio. Portanto, mesmo que Deus conceda outros méritos como financeiro, de harmonia entre o casal, de bom relacionamento entre pai e filho, de não se envolver num terremoto, vendaval ou temporal, de proteção num acidente de transito, roubo, estelionato, etc., por ser o copo um recipiente pequeno, não comportará tudo e irá transbordar.
Por outro lado, se tiver um mérito do tamanho de um tambor, será merecedor de saúde, tranquilidade financeira, harmonia entre o casal, proteção diante de acidentes naturais ou causados pelo homem, concedidos por Deus Parens, pois, não se transbordarão podendo receber na sua totalidade.
Então, como fazer para obter esse mérito? O acumulo de mérito acontece quando se passa o dia-a-dia com alegria e sentimento de gratidão a Deus Parens; quando se utiliza devidamente e cuidado todas as coisas; quando se pratica o hinokishin esquecendo a ambição; quando se ajuda pessoas com dificuldade ou sofrimento.
Ainda, alegrar os pais, é também um ato que alegra Deus Parens, e que gera um grande acumulo de méritos.
Vamos juntos praticar com sinceridade o “serviço sagrado”, de forma a contentar a Oyassama, rumo à comemoração dos 130 anos de ocultamente físico de Oyassama. Também, vamos colocar em prática a Vida plena de alegria e felicidade no nosso dia-a-dia, alegrando assim a nossa mãe Oyassama.
(trecho da palestra do Primaz —Outubro de 2012)
Vamos Refletir !
A proteção do corpo através de sua temperatura
Os senhores estão gripados?
Quando estamos gripados é muito doloroso, pois, ficamos com febre, cansaço e nos dá calafrios.
Mas, por que ficamos com febre quando estamos gripados?
Normalmente, isso acontece por causa do vírus da gripe que entra em nosso corpo.
Vírus? Isso mesmo, mas não se preocupe. Pois, Deus-Parens está sempre cuidando do nosso corpo para nos manter saudáveis, e trabalhando para expulsar o vírus e bactérias do mal, que entram em nosso corpo tentando prejudicar nossa saúde.
Por exemplo, existe uma substância chamada linfócito que protege o nosso corpo. Essa substância é a que combate o vírus do mal, e esse combate é que nos causa a febre da gripe.
Normalmente, o nosso corpo é mantido numa temperatura de aproximadamente 36,5º C. Mesmo pessoas de países quentes como dos países frios a temperatura do corpo é praticamente a mesma.
Mas, quando começa o combate para proteger o corpo, a temperatura sobe para 37º C a 38º C. Se a temperatura do corpo sobe, os linfócitos ficam mais ativos, e com isso o vírus e as bactérias são expulsos do corpo. Portanto, a febre também é muito importante para a proteção do corpo.
Então, se estamos com febre por causa da gripe, apesar de ser um pouco doloroso, devemos pensar “Neste momento, Deus-Parens está trabalhando para a proteção do nosso corpo”, e por isso, devemos nos tranquilizar e descansar o corpo, desejando somente que Deus-Parens nos cure o mais rápido possível.
Ao ficarmos bem novamente, o nosso corpo volta a temperatura normal. Podemos perceber que Deus-Parens está sempre trabalhando da melhor forma possível.
Deus-Parens, além de trabalhar dentro do nosso corpo, controla a temperatura do planeta através do fogo, água e vento.
Para que todos os animais e vegetais possam viver nesse mundo, Deus-Parens trabalha nos concedendo a luz do sol, chuva e vento.
Comunicados
· 28/10 Foi realizado o bazar da pechincha. O lucro foi de R$1781,95. Muito obrigado pelas doações.